terça-feira, 29 de março de 2011

Só quem é PERNAMBUCANO entende!...


Botão de som é pitôco;
Se é muito miúdo é pixotinho;
Se for resto é cotôco;
Tudo que é bom é massa ;
Tudo que é ruim é peba;
Rir dos outros é mangar;
Ficar cheio de não me toque, frescura é pantim;
Já faltar aula é gazear;
Colar na prova é filar;
Quem é franzino (pequeno e magro) é xôxo;
O bobo se chama leso;
E o medroso se chama frouxo;
Tá com raiva é invocado;
Vai sair, diz vou chegar;
'Caba' (homem) , sem dinheiro é liso;
A moça nova é boyzinha;
Pernilongo é muriçoca;
Chicote se chama açoite;
Quem entra sem licença emburaca;
Sinal de espanto é 'vôte';
Tá de fogo, tá bicado;
Quando tá folgado, tá folote ou afolozado;
Quem tem sorte é cagado;
Pedaço de pedra é xêxo;
Quem não paga é xexêro;
O mesquinho ou sovina é amarrado, muquirana, mão de vaca, pirangueiro;
Quem dá furo (não cumpre o prometido ou compromisso) é fulero;
Gente insistente é pegajosa;
Catinga de suor é inhaca;
Mancha de pancada é roncha;
Briga pequena é arenga;
Performance ou atitude de palhaço é munganga;
Corrente com pingente é trancilim;
Pão bengala é tabica;
Desarrumado é malamanhado;
Pessoa triste é borocoxô, macambúzo;
'É mesmo' é 'Iapôis';
Borracha de dinheiro é liga;
Correr atrás de alguém é dar uma carrera;
Fofoca é fuxico;
Estouro aqui se chama pipôco;
Confusão é rolo.
É assim que acontece, visse?

EITA TERRA ARRETADA DE BOA! VOCE PODE ATE TIRAR UMA PESSOA DE PERNAMBUCO, MAS NUNCA VAI CONSEGUIR TIRAR PERNAMBUCO DE DENTRO DE UMA PESSOA!

Fontes:
E.Mail recebido por Joaquim Torcato/Texto
jujubasaleatorias.blogspot.com/Imagem

quinta-feira, 24 de março de 2011

Último Discurso


Sinto muito, mas não pretendo ser um imperador. Não é esse o meu ofício. Não pretendo governar ou conquistar quem quer que seja. Gostaria de ajudar sempre se possível – judeus, não-judeus ... negros... brancos.

Todos nós desejamos ajudar uns aos outros. Os seres humanos são assim. Desejamos viver para a felicidade do próximo – não para o seu infortúnio. Por que havemos de odiar e desprezar uns aos outros? Neste mundo há espaço para todos. A terra, que é boa e rica, pode prover a todas as nossas necessidades.

O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos. A cobiça envenenou a alma dos homens... levantou no mundo as muralhas do ódio... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticínios. Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.

A aviação e o rádio aproximaram-nos muito mais. A própria natureza dessas coisas é um apelo eloqüente à bondade do homem... um apelo à fraternidade universal... à união de todos nós. Neste mesmo instante a minha voz chega a milhares de pessoas pelo mundo afora... milhões de desesperados, homens, mulheres, criancinhas... vítimas de um sistema que tortura seres humanos e encarcera inocentes. Aos que me podem ouvir eu digo: “Não desespereis! A desgraça que tem caído sobre nós não é mais do que o produto da cobiça em agonia... da amargura de homens que temem o avanço do progresso humano. Os homens que odeiam desaparecerão, os ditadores sucumbem e o poder que do povo arrebataram há de retornar ao povo. E assim, enquanto morrem homens, a liberdade nunca perecerá.

Soldados! Não vos entregueis a esses brutais... que vos desprezam... que vos escravizam... que arregimentam as vossas vidas... que ditam os vossos atos, as vossas idéias e os vossos sentimentos! Que vos fazem marchar no mesmo passo, que vos submetem a uma alimentação regrada, que vos tratam como gado humano e que vos utilizam como bucha de canhão! Não sois máquina! Homens é que sois! E com o amor da humanidade em vossas almas! Não odieis! Só odeiam os que não se fazem amar... os que não se fazem amar e os inumanos!

Soldados! Não batalheis pela escravidão! Lutai pela liberdade! No décimo sétimo capítulo de São Lucas está escrito que o Reino de Deus está dentro do homem – não de um só homem ou grupo de homens, ms dos homens todos! Está em vós! Vós, o povo, tendes o poder – o poder de criar máquinas. O poder de criar felicidade! Vós, o povo, tendes o poder de tornar esta vida livre e bela... de faze-la uma aventura maravilhosa. Portanto – em nome da democracia – usemos desse poder, unamo-nos todos nós. Lutemos por um mundo novo... um mundo bom que a todos assegure o ensejo de trabalho, que dê futuro à mocidade e segurança à velhice.

É pela promessa de tais coisas que desalmados têm subido ao poder. Mas, só mistificam! Não cumprem o que prometem. Jamais o cumprirão! Os ditadores liberam-se, porém escravizam o povo. Lutemos agora para libertar o mundo, abater as fronteiras nacionais, dar fim à ganância, ao ódio e à prepotência. Lutemos por um mundo de razão, um mundo em que a ciência e o progresso conduzam à ventura de todos nós. Soldados, em nome da democracia, unamo-nos!

Charlie Chaplin

Fontes:
Facebook Elaine Crespo
garupadasnoticias.blogspot.com/Imagem

terça-feira, 22 de março de 2011

Sybil (Transtorno Dissociativo de Identidade)


Eu recomendo este livro, ou mesmo assistir o filme.
Mirtes

O livro trata sobre uma mulher chamada Shirley Ardell Mason, nascida em 25 de janeiro de 1923 na cidade de Dodge Center, no estado de Minnesota. Sua história é o mais famoso caso de personalidade múltipla já registrado. Um filme foi feito em 1976, baseado no livro, estrelado por Sally Field como a personagem-título, e Joanne Woodward como a terapeuta, Dra. Cornelia B. Wilbur.

De acordo com as pessoas que conheciam a família Mason, em Dodge Center, a mãe tinha um comportamento estranho e controlava constantemente a filha. O pai e a avó eram bons com ela, mas não podiam fazer nada em relação ao abuso da mãe. A família era Adventista do Sétimo Dia, uma religião considerada suspeita pelos residentes de Dodge Center, devido a sua superficial semelhança com o Judaísmo.
No início dos anos 1950, Shirley era uma professora substituta e uma estudante da Universidade de Columbia. Ela teve lapsos de memória e instabilidades emocionais durante um longo tempo, tendo finalmente iniciado um tratamento de psicoterapia com a Dra. Wilbur, uma psicanalista freudiana. Suas sessões de terapia são a base do livro.

Sybil Isabel Dorsett (nome fictício que a autora atribuiu para proteger a privacidade de Shirley) é uma paciente com severos problemas de ansiedade social e perda de memória. Com o decorrer da terapia, a Dra. Wilbur descobre que ela tem 16 personalidades distintas. Ela usa hipnose e o barbitúrico Amobarbital para encorajar as diversas personalidades de Sybil a se comunicarem e revelarem informações sobre a vida da paciente.

Principais personalidades:

  • Sybil: professora substituta de escola secundária, que experimenta frequentemente "lapsos de tempo".
  • Peggy Lou e Peggy Ann: ambas com mais ou menos 9 anos, as Peggys aparentemente originaram-se como uma só personalidade, "Peggy Louisiana" (o nome que a mãe de Sybil queria inicialmente dar à filha).
  • Peggy Lou é forte e descarada, Peggy Ann quase sempre amedrontada. Ambas falam de forma incoerente e repetem frases constantemente. Peggy Lou quebra copos quando está transtornada.
  • Vicky: apropriada e formal à falha. Vicky fala francês fluente e está ciente de tudo o que acontece com as outras personalidades (no filme, Vicky falava um francês estereotipado da escola secundária, mas acreditava que falava-o bem)
  • Vanessa: uma bela pianista artística. No filme, ela é amiga de Richard, um homem do apartamento vizinho.
  • Marcia: a personalidade depressiva e suicida de Sybil. Marcia tenta em vão se matar, embora saiba que matar o corpo resultará na morte de todas as personalidades.
  • Ruthie: uma criança de 2 ou 3 anos que aprecia desenhos a crayon.


A Dra. Wilbur concluiu que as múltiplas personalidades de Shirley Mason foram resultado do abuso infantil por parte da mãe, aparentemente esquizofrênica. Posteriormente, Shirley mudou-se para Lexington, Kentucky, onde lecionou arte e administrava uma galeria de arte fora de sua casa durante muitos anos. Morreu de câncer de mama em 26 de fevereiro de 1998. Pouco antes, contou a uma amiga que havia chegado a um ponto em que havia perdoado sua mãe. Ela havia se livrado da raiva.

Uma de suas pinturas:


Vejam Vídeo do filme:





Fontes:
wikipedia.org
www.terracotabolsas.com/Imagens

quarta-feira, 16 de março de 2011

Aquarismo ou Aqua-tortura



Não devemos apoiar isto!

Amigos, todo aquarista ama seus peixes pelo menos é o que se espera de uma pessoa que adota este hobby, sabemos que os peixes que criamos em nossos aquários merecem viver da melhor forma possível, por este motivo tentamos imitar ao máximo as qualidades dos melhores biomas dentro de nossos aquários.

Sabemos que para termos sucesso em nosso hobby a troca de informação e experiência são super importantes porque a informação nos dará mais conhecimento acerca de nossos peixes.

Mas quero denunciar aqui coisas assombrosas que são cometidas dentro de nosso hobby, quem nunca viu aquele belo Kinguio sendo vendido em um saquinho minúsculo debaixo do sol quente nas feiras livres? Isto se dá porque existem pessoas inescrupulosas que maltratam os animais em busca de lucro, não pensam no bem estar dos peixes e muito menos na satisfação do cliente, porque ao adquirir um peixe nestas condições suas chances de morte são enormes.

Por este motivo não devemos NUNCA adquirir peixes vendidos desta forma, e orientar a qualquer pessoa que deseja iniciar no hobby a fazer o mesmo, evitando a compra não haverá vendedores.
Porem existe uma prática cruel que vem sendo difundida mundo afora, são os peixes coloridos artificialmente, alguns exemplares mostram em seus corpos desenhos como corações, bandeiras, listras, etc.

Tente imaginar quantos peixes não foram sacrificados na realização desta brutal maneira de pintar? será que devemos apoiar e comprar estes peixes? NÃO!

Não tem nexo comprar estes peixes já que não são naturais, a natureza através de Deus sabe criar e colorir cada espécie, e não adianta o Homem tentar criar algo pois só irá trazer dor e crueldade para os animais assim como já fazem com outros na natureza.

Na internet já vi alguns exemplares de peixe papagaio coloridos artificialmente por "aquaristas" inescrupulosos que alem de pintar ainda amputam partes do peixe para que ele venha adquirir formas extravagantes.

Quero através deste artigo demonstrar meu total repúdio a estes "aquaristas" que agem de forma anti ética e cruel, criando estas aberrações e causando aos peixes dores e tratamento cruel.

Todo aquarista deve ser pesquisador, porém sem infringir dor e agonia para seus peixes, deve pesquisar novas espécies através de cruzamentos naturais e não através de métodos duvidosos.

Cabe a nós colocar um fim a estas práticas cruéis, nunca adquirindo estes peixes e denunciando qualquer logista ou aquarista que comercializar isto.

Essa foto mostra como vemos os peixes um chaveiro com um peixe vivo, ou melhor, morto sem comentários.



• Estude o Assunto antes de entrar no hobby.
• Não compre peixes em feiras.
• Não compre peixes já ensacados.
• Não compre peixes tingidos, tatuados ou com piercing.
• Não compre peixes impossíveis de se manter mesmo que exóticos.
• Não compre em lojas predatórias, com muitos peixes, cuidado pode sair caro.
• Não monte micro e nano aquários, peixes precisa de espaço mesmo o beta.
• Nunca monte um aquário sem filtro uma beteira é um absurdo.
• Nunca compre rações baratas se necessário faça a ração conforme a espécie.
• Não misture peixes de espécies incompatíveis ou de água diferentes.
• Não polua seu aquário de peixes um bom aquário é grande com poucos peixes.
• Nunca compre peixes e corais proibidos coral para substrato só artificial.
• Nunca solte o peixe nos rios principalmente se ele for de outra região.
• Não compre um peixe se não conhecer bem a espécie e seus hábitos.
• Não compre peixes coletados pesquise antes e não acredite em tudo que falam.
• Não aceite peixe de brinde.

Não tenho a intenção de ditar regras do que é certo ou errado nem desestimular o hobby.
Vaso sanitário é pra dejetos humanos não para tumulo de peixes ornamentais. Pense nisso.

Veja este vídeo a seguir. Esses peixes já devem estar todos mortos: o processo de colorir ou tatuar os peixes é muito cruel além de morrer grande parte no processo não terão vida saudável e morrerão em breve.




Fontes:
equetus.blogspot.com
aquarismoreal.blogspot.com
h2hobby.forum.st/Imagens

sábado, 12 de março de 2011

Aniversário de Recife e Olinda




O cotidiano das ruas, Conde da Boa Vista em ritmo frenético, o comércio de microfone plugado chamando a atenção de quem passa, o pescador de siri na beira da ponte e a necessidade de ter o Mercado de São José com suas ervas engarrafadas. O cheiro do mangue, do mangue que resta, com grupo seleto de imponentes caranguejos residentes... Eis que chega carnaval, bloco da saudade ao som de vassouras arrasta multidões, o galo gigante que avisa que é hora de pular ao som dos trios elétricos. A cidade "freve" com o côco, ciranda, maracatu, cavalo marinho,baião, xote, pop, rock. Há quem diga "voltei Recife", mas quem é de Recife, mesmo indo nunca vai, ou melhor, faz que vai, mas não vai. Isso é Recife. Veneza barroca de luz e sombra, de altos e baixos, da cantoria de reis e de baião que se sobressai quando é São João. Ao meu, ao seu Alceu que tantas vezes empurrou a cultura dessa terra a céus estrelados, maestro Forró, explode Spok, são tantos nomes que a gente sabe como começa, mas se termina, não sabemos onde. Cheiro de alfaias batendo com a benção do Bom Jesus se arrastam pelas ruas com um arsenal de artistas com sede. Oh linda, o que falar de você minha linda? Terra que por anos embalou o carnaval de tantos ao som dos clarins, das troças irreverentes, do carnaval único que é feito pelo povo para o povo. Suas ladeiras que contam não histórias de outrora, mas gritam a vida de tantas pessoas que as habitam. É Olinda, tens a sorte de ser eternamente jovem, de ser imortal, com suas igrejas seculares com eiras, beiras e tribeiras. Dos artistas que fazem os teus dias mais cheios de cor, emoldurados por um mar estonteantemente azul que em compasso com o sol te ilumina belle de jour. Parabéns minhas cidades, minha terra, cidades parabólica de saudosos poetas.

Por: Eyder Borges

Fonte Imagens:
asaber.com.br/Olinda
www2.uol.com.br/Recife

terça-feira, 1 de março de 2011

Pavão e o Urubú

Tem um conto japonês milenar que é mais ou menos assim:

Em uma planície, viviam um Urubu e um Pavão. Certo dia, o Pavão refletiu:
-Sou a ave mais bonita do mundo animal, tenho uma plumagem colorida e exuberante, porém nem voar eu posso, de modo a mostrar minha beleza. Feliz é o Urubu que é livre para voar para onde o vento o levar.

O Urubu, por sua vez , também refletia no alto de uma árvore:

- Que infeliz ave sou eu, a mais feia de todo o reino animal e ainda tenho que voar e ser visto por todos, quem me dera ser belo e vistoso tal qual aquele Pavão.

Foi quando ambas as aves tiveram uma brilhante idéia em comum e se juntaram para discorrer sobre ela: cruzar-se seria ótimo para ambos, gerando um descendente que voasse como o Urubu e tivesse a graciosidade de um Pavão...

Então cruzaram... e daí nasceu o peru:
QUE É FEIO PRA CACETE E NÃO VOA!!!

Moral da história:

"- Se tá ruim, nem vem com gambiarra que piora!!"

Fontes: Recebido via e.mail
ribeirobr.blogspot.com/Imagem