segunda-feira, 24 de agosto de 2009

CHINA-SOLDADOS DE TERRACOTA








Qin Shi Huang Di foi o primeiro Imperador que uniu a China sob a mesma dinastia, realizador de grandes reformas sociais e econômicas. Os Qin governaram de 221 a 207 a.C sendo responsáveis pela implantação do conceito de império entre os chineses.

O Imperador faleceu há 2,2 mil anos e foi sepultado junto a um exército de guerreiros de terracota cuja principal missão era zelar por ele no além. Os chineses acreditavam na continuação da vida na terra, após a morte.

Em seguida veio a dinastia Han ocidental que ocupou o poder de 206 a.C até 9 d.C. Foram os Han responsáveis pela implantação do sentimento de tradição e ordem que marcaram os mais de 2 mil anos de domínio imperial na China.
Han Jing Di foi o quarto Imperador dos Han ocidentais tendo governado de 157 a 141 a.C. Governante cauteloso consolidou o poder do clã que se manteve no poder durante mais de quatro séculos. Após o colapso dos Han ocidentais a mesma família restabeleceu a dinastia, em uma nova capital, sob o nome de Han orientais, de 25 d.C até 220 d.C. Os Han são considerados uma das dinastias mais bem-sucedidas da China graças ao seu pragmatismo e capacidade de organizar seu povo.

A descoberta dos primeiros guerreiros e cavalos, em terracota, aconteceu por acaso, em 1974, a 30 km de Xian, que já foi um dia a maior cidade do mundo e capital de 11 dinastias, atualmente capital da província de Shaanxi.
Um camponês, ao cavar um poço para obter água, encontrou algumas dessas estátuas concebidas para acompanhar e proteger o imperador Qin Shi Huang Di em sua sepultura.

As figuras encontradas nas escavações, totalizando cerca de 8 mil peças, em tamanho natural, apresentam-se em rígida formação militar, refletindo nitidamente
o poderio e liderança do Imperador. Note-se que a maioria das peças foram esculpidas a mão pelos artesãos, ao contrário das encontradas em túmulos da outra dinastia já pesquisada que foram confeccionadas usando-se moldes.
Mais impressionante é o fato que o material já encontrado ocupa somente um pequeno espaço da área das sepulturas. A maior parte da região, 56 quilômetros quadrados, ainda não foi explorada.

Recentes escavações encontraram estátuas de civis, ao invés de militares.
Acredita-se que representem baixiyong - artistas que entretinham a corte dos imperadores com acrobacias, cantos, danças, provas de força e de destreza manual, e outros espetáculos de lazer do cotidiano.

Já foi localizado também um caldeirão de bronze pesando 212 quilos, adornado de figuras de plantas e animais, e uma armadura cerimonial cuja estrutura foi montada com pequenas peças de calcário, ligadas entre si por fios de bronze.

Existe uma grande preocupação das autoridades quanto à realização de novas escavações. Algumas estátuas já desenterradas apresentam grande deteriorização. Como conseqϋência aguarda-se o aperfeiçoamento e melhoria das atuais técnicas de preservação, para dar continuidade às escavações. Esta salvaguarda adiará a abertura, tão esperada, do túmulo do Imperador Qin Shi Huang Di que está localizado no interior de uma pirâmide ,com uma altura equivalente a um edifício de 75 metros.

A maioria das estátuas existentes no Museu de Guerreiros e Cavalos de Terracota foram encontradas em péssimo estado. Interferiram nas mesmas a ação de vândalos em séculos passados, incêndios e a umidade do solo. Graças a um minucioso trabalho de reconstrução, os restauradores conseguiram, reunindo milhares de cacos, refazer as esculturas.
Outro problema existente é que as peças foram pintadas com pigmentos aplicados sobre uma camada de laca, a qual, com o passar dos séculos, se deteriorou com a umidade.

A magnitude deste conjunto histórico é impressionante. Estima-se que o complexo funerário da dinastia de Qin Shi Huang Di tenha sido construído por 700 mil trabalhadores durante 36 anos.

A descoberta das estátuas de terracota contribuiu para que os estudiosos chegassem a uma concepção mais nítida da dinastia do Imperador Qin Shi Huang Di. Hoje já se sabe que foi neste período que aconteceu a padronização da escrita, da moeda, dos pesos, das medidas e da largura dos eixos dos veículos usados nos transportes. Credita-se também ao Imperador o início da construção da primeira versão da Grande Muralha.

Han Jing Di

Outros tesouros históricos foram encontrados em escavações realizadas nos túmulos do Imperador Han Jing Di. Os pesquisadores localizaram peças em terracota retratando animais: porcos, ovelhas, cabras e cães, que serviriam de alimento ao imperador. Também encontraram soldados, eunucos e mulheres.

Este sítio arqueológico é uma das mais novas atrações turísticas de Xian, estando aberto ao público desde o final de 1999.

No complexo tumular chamado Han Yangling, descoberto acidentalmente por operários da construção civil, os arqueólogos já recuperaram uma enorme coleção de objetos: animais, carruagens, pás, enxós, cinzéis, relhas de arado, miniaturas de silos, conchas, fornos, caldeiras e instrumentos de medição. Observe-se que a maioria das peças foram moldadas, ou seja, produzidas com o auxilio de moldes. No entanto, os artesãos não deixaram de retocar os rostos dos soldados para conferir-lhes expressões próprias, únicas.

Outra particularidade se refere às dimensões das peças que retratam homens e animais. Todas medem somente um terço do tamanho original. Estima-se que o complexo funerário contenha 300 mil a 500 mil objetos.

Fonte: /www.ceramicanorio.com

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Epitáfios


Epitáfios são frases escritas sobre os túmulos. O termo que tem origem no grego, é assim formado: "EPI", prefixo que designa posição superior e "TAFOS", radical que significa túmulo.

* "É uma honra para o gênero humano que tal homem tenha existido."
- Na lápide de Isaac Newton, na Abadia de Westminster

* "O tempo não pára..."
- Na lápide de Cazuza, no Cemitério São João Batista, Rio de Janeiro, RJ

* "Aqui jaz Fernando Sabino, que nasceu homem e morreu menino."
- Epitáfio sugerido pelo próprio escritor mineiro (1923-2004)

* "Considero minhas obras como cartas que escrevi à posteridade sem esperar resposta."
- Frase inscrita na lápide de Villa-Lobos, no cemitério de São joão Batista, no Rio de Janeiro

* "Assassinado por imbecis de ambos os sexos."
- Nelson Rodrigues, cronista brasileiro

* "Aqui jaz, muito a contragosto, Tancredo de Almeida Neves."
- Tancredo Neves, famoso político brasileiro que exprimiu seu desejo nesta inscrição mas sua família preferiu fazer outra em sua lápide

* "Terra minha amada, tu terás os meus ossos o que será a última identificação do meu ser com este rincão abençoado."
- Inscrição que foi realmente colocada na lápide de Tancredo Neves, político brasileiro

* "Foi poeta, sonhou e amou na vida."
- Álvares de Azevedo, escritor brasileiro

Epitáfios de personalidades ainda vivas declarando o que gostariam de ver gravado em seus túmulos:


* "E agora, vão rir de quê?"
- Chico Anysio, humorista brasileiro

* "De volta às cinzas."
- Rubem Braga

* "Preferia estar vivo, nem que fosse na Filadélfia."
- W. C. Fields

* "Aqui, ó."
- Ivan Lessa

* "Absolutamente contra a vontade."
- Luís Carlos Miéle

* "Desculpe a poeira".
- Dorothy Parker

* "Enfim, magro."
- Jô Soares

* "Já me fui mas aqui estou."
- Antônio Carlos

* "Não olhem para cá. Aqui não há beleza, só cadáveres. Vão tratar dos vivos!"
- Diego Mattos

* "Morri de tanto viver."
- José Luiz Maranhão , autor do livro 'O que é morte'.

Fonte: Wikipédia

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Gaudêncio o Galo Pernambucano


Um fazendeiro tinha um galinheiro com 180 galinhas e estava procurando um bom galo para reproduzir.
Um dia, ele vai a uma loja agropecuária e diz para o vendedor:
- Procuro um bom galo capaz de cobrir as minhas 180 galinhas.
O vendedor puxa uma gaiola com um galo enorme, musculoso, com a crista de pé, de topete, olhos azuis e uma tatuagem dos Rolling Stones no peito, e diz:
- Leva esse aqui, o Alberto. Ele não falha.
O fazendeiro leva o galo e, no dia seguinte, pela manhã, solta o galo no galinheiro.
O galo sai correndo, pega a primeira galinha, e dá duas sem tirar. Pega a segunda, dá a primeira, e quando está já na segunda.... cai frito.
O fazendeiro volta na loja e grita:
- Este galo puto comeu duas galinhas e capotou.
O vendedor se desculpou e puxou outro galo: Preto, de crista amarela, olhos cinzas e tênis da Nike.
- Esse aqui é o Fernando. Não falha nunca. O fazendeiro volta com o galo e repete a história: solta o bicho no galinheiro, e o galo sai alucinado: come a primeira galinha de pé, pega a segunda e traça, a terceira, e quando estava bombeando a quarta, cai morto no meio do galinheiro.
O fazendeiro, emputecido, volta na loja e diz:
- Escuta aqui, ô filho da mãe aquele galo broxa caiu morto. É melhor você me vender um galo decente ou vou tocar fogo nesta porcaria de loja.
Então o vendedor puxa um galo desnutrido, sem crista nem penas, com olheiras, corcunda, com tênis Bamba de lona e uma camisa azul e branco que dizia 'Orgulho de ser Pernambucano' e diz ao fazendeiro:
- Olha, é só o que me resta. O nome dele é Gaudêncio e chegou por engano num carregamento que veio de Pernambuco.
O fazendeiro, puto da vida, leva o galo pensando: 'O que vou fazer com este galo Pernambucano, todo franzino?
Chegando na fazenda, solta o Gaudêncio no galinheiro:
O galo tira a camisa e sai enlouquecido traçando as 180 galinhas de uma vez só...Da uma respirada... e traça as 180 galinhas de novo....
Sai correndo e pega o pastor alemão... Aí o fazendeiro pega ele, dá dois sopapos e, para acalmá-lo, acaba trancando-o na gaiola.
- Caramba, que fenômeno! As galinhas ficaram doidonas!
No dia seguinte solta o bicho de novo: o galo sai faturando tudo que vê: o cachorro, o porco e duas vacas... O fazendeiro corre, pega ele pelo pescoço, dá uma chacoalhada para acalmá-lo e joga ele na gaiola de novo...
No terceiro dia, o fazendeiro encontra a gaiola toda arrebentada, as galinhas com as xanas para cima, o porco com o rabo pro sol, bodes passando Hipoglós nas partes, uma capivara mancando, um pônei sentado no gelo...
Até que, de repente, à distância, vê o Gaudêncio caído no chão e os urubus voando em círculos sobre o pobre galo...
- Nããããooo... O Gaudêncio morreeeuuu... o meu Gaauuudêêênnnciiiooo! O melhor galo do mundo! No meio do lamento e da choradeira, cuidadosamente o Gaudêncio abre um olho, olha para o fazendeiro, pisca e diz:
- SILÊNCIO Ô FIO DUMA ÉGUA! AQUELAS CRIÔLAS TÃO QUASE DESCENDO AQUI!

Fonte: Simone Barros

sábado, 15 de agosto de 2009

I Have Nothing (Whitney Houston)


Ela é uma verdadeira DIVA, apesar de tudo que lhe aconteceu, pra mim, será uma eterna admiração em tudo que faz e vejam que linda interpretação desta canção.....
Mirtes

TRADUÇÃO:

Eu Não Tenho Nada
Divida a minha vida
Me aceite pelo que eu sou
Porque eu nunca irei mudar
Todas as minhas cores por você
Pegue meu amor
Eu nunca pedirei muita coisa
Apenas aquilo que você é
E tudo aquilo que você faz
Eu não preciso realmente olhar
Muito além
Eu não quero ter que ir
Aonde você não me siga
Eu estou guardando novamente
A paixão aqui dentro
Não posso fugir de mim mesma
Não tem aonde me esconder
Não me faça fechar mais uma porta
Eu não quero machucar novamente
Fique em meus braços se você se atrever
ou devo imaginar você ali?
Não vá para longe de mim
Eu não tenho nada
Nada
Se eu não tenho você
Você vê através
Direto em meu coração
Você derruba meus muros
Com a força do seu amor
Eu nunca conheci
O amor como eu conheci com você
Será que nossas lembranças vão sobreviver?
Uma eu posso segurar
Eu não preciso realmente olhar
Muito além
Eu não quero ter que ir
Aonde você não me siga
Eu estou guardando novamente
A paixão aqui dentro
Não posso fugir de mim mesma
Não tem aonde me esconder
Seu amor vou me lembrar para sempre
Não ande para longe de mim
Não se atreva a andar para longe de mim
Eu não tenho nada
Nada
Nada, se eu não tenho você

Fonte: /letras.terra.com.br

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Hijras na Índia - Acima de qualquer definição



Hijras: Nem homens, nem mulheres....

Se você acha que já sabe tudo sobre sexualidade alternativa e conhece de cor e salteado os termos mais comuns no universo GLS, pode rever suas idéias. Isto porque as hijras, na Índia, fogem a qualquer convenção. Eunucos, cross-dressers, hermafroditas, transgêneros, ninguém sabe ao certo o que as hijras são.
O termo hijra era usado tradicionalmente para designar os eunucos, mas hoje ele vai muito além. Provenientes em épocas passadas de lugares tão diversos como China, Grécia e Espanha, as hijras formam hoje uma comunidade estimada de 1 milhão de pessoas na Índia e estão longe de deixar de serem motivo de controvérsias. Enquanto isso, representantes de sua comunidade começam a se destacar no palco político indiano.

Em sua conotação original, as hijras são o terceiro sexo, nem machos nem fêmeas, mas preferem que se refiram a eles no feminino. Meninos castrados, com remoção do pênis e testículos, mas sem a reconstrução da vagina feita pelos transexuais MTF. Mas hoje já se encontram hijras que são simples cross-dressers. Segundo os próprios integrantes da comunidade, as hijras se caracterizam por abrir mão da sexualidade masculina, não terem famílias e viverem celibatárias. Entre os mistérios e preconceitos que cercam as hijras está o de que elas sequestram crianças para transformar em eunucos, cortando seus genitais. Mas o fato comprovado é que as famílias indianas entregam seus filhos às hijras quando nascem com alguma anomalia genital.

Como as hijras sobrevivem em uma sociedade excludente como a indiana, que discrimina os homossexuais até hoje? Bem, as hijras sempre sofreram a discriminação na pele, sendo ridicularizados e rejeitados. O povo indiano acredita que eles têm poderes mágicos e, por esse motivo, os chama para abençoar e dançar em casamentos e nascimentos, principalmente dos meninos. Elas sobrevivem ainda com a prostituição, sendo geralmente solicitadas quando o cliente não pode pagar o preço de uma noite com uma mulher. A mendicância é outro meio de sobrevivência da comunidade. Mais recentemente, algumas empresas financeiras indianas inovaram ao empregar hijras para fazerem cobranças.

Mas em meio a esta situação tão massacrante, as hijras começam a se destacar agora na política. Em fevereiro de 2000 um feito histórico para a comunikdade hijra foi realizado: a eleição de Shabnam Mausi, a primeira hijra eleita para o legislativo. "Tia" Shabnam, como é conhecida, tem 40 anos de idade e sempre trabalhou cantando e dançando. Ainda assim, os eleitores a preferiram a qualquer outro candidato. E agora são os maiores partidos indianos que procuram hijras aspirantes na política para os seus quadros. As hijras passam a representar todas as vítimas da sociedade hierárquica indiana.

As hijras são um exemplo inspirador de como pessoas que sempre foram consideradas a escória em uma sociedade dividia em castas e arcaica, podem superar tudo isso e começar a mudar sua situação. Em concurso de beleza de hijras acaba de ser realizado na Índia. Foram mais de 100 participantes e uma certeza: a de que elas conseguiram achar a beleza interior e se posicionar acima de qualquer definição sexual. Num mundo onde é preciso explicar a todos o que é ser homossexual, elas estão, de uma certa forma, num nível superior.

Fonte: glsplanet.terra.com.br

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Grupo Corpo - Ímã (Um Espetáculo!!!)



Não tenho imagens da coreografia do "Imã", mas vejam acima uma das apresentaçõe desse excelete grupo de dança, sua performance contagia a todos no espetáculo.
Mirtes

Coreografada pelo inspiradíssimo Rodrigo Pederneiras e com trilha original do +2 – formado por Domenico, Kassin e Moreno –, “ímã” é autêntica celebração do movimento, da dança, da alegria e prazer em se expressar por meio de nossa ginga, marca determinante da expressividade corporal brasileira.

A idéia de tratar da atração X repulsão e as demais dualidades, complementares e interdependentes por natureza, estão decalcadas na dinâmica coreográfica - cujo ritmo de euforia e entusiasmo proporciona um prazer indescritível – em que a sensualidade, os movimentos de pele e o humor (como se dançar fosse jogo infantil), marcas frequentes do GRUPO CORPO, se confundem com o rigor do balé clássico, seus saltos e o necessário domínio corporal.

A performance dos bailarinos não podia ser melhor, além do prazer expresso no ato de dançar, a flexibilidade, a miscigenação do popular e clássico, no que diz respeito aos movimentos, agregados aos figurinos simples e leves de Freusa Zechmeister que cobrem e revelam a pele, proporcionando ainda maior sensualidade nos momentos de contato, o que confirma a genuína brasilidade impressa no Grupo Corpo.

A trilha do +2 mescla do samba ao drum'n'bass, do violoncelo à cítara, a inventividade e a informalidade do erudito junto ao popular, faz de “ímã” um espetáculo solar, jovial, descompromissado, sem, no entanto, dar lugar pra falha técnica. É o prazer de dançar em sua mais bela figura.

Fonte: ultimosegundo.ig.com.br

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Tigresa



Uma tigresa de unhas negras
E íris cor de mel
Uma mulher, uma beleza
Que me aconteceu
Esfregando a pele de ouro marrom
Do seu corpo contra o meu
Me falou que o mal é bom e o bem cruel
Enquanto os pelos dessa deusa
Tremem ao vento ateu
Ela me conta sem certeza
Tudo o que viveu
Que gostava de política
Em mil novecentos e sessenta e seis
E hoje dança no Frenetic Dancin´Days
Ela me conta que era atriz
E trabalhou no Hair
Com alguns homens foi feliz
Com outros foi mulher
Que tem muito ódio no coração
Que tem dado muito amor
E espalhado muito prazer e muita dor
Mas ela ao mesmo tempo diz
Que tudo vai mudar
Porque ela vai ser o que sempre quis
Inventando um lugar
Onde a gente e a natureza feliz
Vivam sempre em comunhão
E a tigresa possa mais do que o leão
As garras da felina
Me marcaram o coração
Mas as besteiras de menina
Que ela disse não
E eu corri pra o violão num lamento
E a manhã nasceu azul
Como é bom poder tocar um instrumento

Composição: Caetano Veloso

sábado, 1 de agosto de 2009

Baleia salva mergulhadora !!!!





É a nossa vez de salva-las... "Eu queria ser civilizada como os animais"
Mirtes

Uma baleia da espécie beluga salvou uma mergulhadora que estava se afogando. O incrível resgate aconteceu em um aquário na China.

A mergulhadora estava participando de uma competição quando começou a sentir cãibras nas pernas. Os participantes tinham que mergulhar em um tanque de 6 metros de profundidade sem nenhum equipamente para respirar. A pessoas que ficasse mais tempo no fundo ganhava a competição.

Yang Yun, uma estudante de medicina atingiu a marca de 4 metros em sua primeira tentativa. "Talvez eu estivesse muito nervosa, e minhas pernas tiveram cãibras. Eu nunca mergulhei em uma piscina tão funda e gelada. Eu estava nervosa.", explica Yang.

"Quando eu estava sufocando com a água e indo para o fundo, alguma coisa me puxou para fora da água.", em seguida ela foi retirada da água por outros competidores.

"Comecei a afundar cada vez mais e pensei que já era para mim - eu estava morta. Até que senti essa incrível força me levando para a superfície”, contou Yang, que participava de um concurso de mergulho sem equipamento.

Um organizador disse que a beluga, de nome Mila, está acostumada com humanos e foi a primeira a perceber o problema.

"Nós não percebemos o problema até vermos Mila segurando a perna da mergulhadora pela boca e trazendo para a superfície.", completou o organizador.

Yang Yun agradeceu o público e Mila, mergulhando novamente depois de se recuperar.

Fonte: /freakshow.blogtv.uol.com.br/

Jardins Suspensos da Babilónia




Os Jardins Suspensos da Babilónia foram uma das sete maravilhas do mundo antigo. É talvez uma das maravilhas relatadas sobre que menos se sabe. Muito se especula sobre suas possíveis formas e dimensões, mas nenhuma descrição detalhada ou vestígio arqueológico já foram encontrados, além de um poço fora do comum que parece ter sido usado para bombear água.

Seis montes de terra artificiais, com terraços arborizados, apoiados em colunas de 25 a 100 metros de altura, construídos pelo rei Nabucodonosor, para agradar e consolar sua esposa preferida Amitis, que nascera na Média,um reino vizinho,e vivia com saudades dos campos e florestas de sua terra. Chegava-se a eles por uma escada de mármore.

Também chamados de Jardins Suspensos de Semiramis, foram construídos no século VI a.C., no sul do Iraque, na Babilónia. Os terraços foram construídos um em cima do outro e eram irrigados pela água bombeada do rio Eufrates.

Nesses terraços estavam plantadas árvores e flores tropicais e alamedas de altas palmeiras. Dos jardins podia-se ver as belezas da cidade abaixo. Não se sabe quando foram destruídos.

Suspeita-se que sua destruição tenha ocorrido na mesma época da destruição do palácio de Nabucodonosor, pois há boatos de que os jardins foram construídos sobre seu palácio.

Fonte: www2.ilch.uminho.pt

Dois Rios


O céu está no chão
O céu não cai do alto
É o claro, é a escuridão

O céu que toca o chão
E o céu que vai no alto
Dois lados deram as mãos

Como eu fiz também
Só pra poder conhecer
O que a voz da vida vem dizer

Que os braços sentem
E os olhos vêem
Que os lábios sejam
Dois rios inteiros
Sem direção

O sol é o pé e a mão
O sol é a mãe e o pai
Dissolve a escuridão

O sol se põe se vai
E após se pôr
O sol renasce no Japão

Eu vi também
Só pra poder entender
Na voz a vida ouvi dizer

Que os braços sentem
E os olhos vêem
E os lábios beijam
Dois rios inteiros
Sem direção

E o meu lugar é esse
Ao lado seu, meu corpo inteiro
Dou o meu lugar pois o seu lugar
É o meu amor primeiro
O dia e a noite as quatro estações

Que os braços sentem
E os olhos vêem
E os lábios Sejam
Dois rios inteiros
Sem direção

Composição: (samuel Rosa - Lô Borges - Nando Reis)

Navalha na Carne




Não me lembro o ano, mas assisti essa peça em Recife, onde a prostituta Neuzinha era Gloria menezes, eu amei a Peça, devia ter uns 19 anos, depois vi o filme com a brilhante interpretação de VERA FISHER da prostituta "Neusa".
Mirtes

Navalha na Carne é uma peça teatral de Plínio Marcos.

Levada aos palcos pela primeira vez em São Paulo, em 1967, com Walmor Chagas e Cacilda Becker, ganharia mais repercussão a partir da montagem carioca, dirigida no mesmo ano por Fauzi Arap e com Tônia Carrero no elenco.

Logo o texto foi censurado pela ditadura militar, e só pôde ser encenado 13 anos depois.

Sinopse:

É a história de três personagens num quarto de bordel: a prostituta Neusa Sueli, o gigolô Vado e o homossexual Veludo falam de suas vidas e expõem sua marginalidade.

O cafetão Vado entra de madrugada no quarto da prostituta Neusa Suely em busca de dinheiro, que descobre ter desaparecido. Para livrar-se das acusações de Vado, Neusa alega que o homossexual Veludo, seu vizinho, furtou o dinheiro. Os três personagens começam então a viver uma pequena tragédia ambientada no submundo carioca.

Fonte: Wikipédia

Dia Mundial da Amamentação



No dia primeiro de agosto comemora-se o dia mundial da amamentação.
A data foi criada a fim de promover o exercício da amamentação natural, com o objetivo de combater a desnutrição infantil, além de possibilitar a criação de bancos de leite para crianças que não têm condições de serem amamentadas por suas mães.
O leite é um dos principais alimentos para nutrir o organismo humano e por isso, toda criança, ao nascer, deve ser amamentada.
Além dos laços afetivos com a mãe, a amamentação é necessária, pois é a forma da criança receber cálcio, fósforo e ferro, além de outros nutrientes importantes para que tenha um crescimento saudável, como as vitaminas. Garante a boa formação óssea, que vai do nascimento até os trinta e cinco anos de idade.
Os bebês devem ser amamentados até por volta dos dois anos de idade, para garantir sua saúde e imunizar contra doenças respiratórias e diarreicas, além das doenças crônicas, problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão e osteoporose.
Já se comprovou, cientificamente, que crianças que são amamentadas por suas mães, têm um desenvolvimento melhor, além do nível de inteligência ficar mais elevado. Isso em razão das trocas afetivas que acontecem durante o ato de amamentar.
A importância do colo, do aconchego materno, que traduz a proteção e o amor, faz com que o trauma de sair de dentro da barriga de sua mãe seja menor, pois lá a criança estava quentinha e bem alimentada.
A UNICEF e a OMS se uniram em campanha, recomendando às mães que o sucesso para que as mesmas consigam amamentar exclusivamente, até os seis meses de vida da criança, é iniciar o processo de amamentação logo em seguida ao parto; não oferecer outro tipo de alimento para o bebê como água e chás; que o peito seja oferecido todas as vezes que a criança quiser, chorar ou manifestar fome; e não fazer o uso de chupetas e mamadeiras, para não acostumar a criança a uma forma mais fácil de sucção.
Mundialmente falando, a amamentação ganhou um evento especial, a semana da amamentação, organizado pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), com o objetivo de divulgar as benfeitorias do aleitamento materno. A cada ano são abordados diferentes temas, como a inserção da alimentação complementar que a criança necessita receber, após os seis meses de vida, mas mantendo a amamentação até que complete dois anos ou mais.
No Brasil, o aleitamento materno é levado muito a sério, possuindo a maior e melhor organização de bancos de leite do mundo, existem 163 unidades espalhadas por todo o território nacional.

Fonte: Brasil Equipe Escola