domingo, 27 de setembro de 2009

A Cruz e Seus Simbolismos

Apesar de ter sido difundida pelo cristianismo como símbolo do sofrimento de Cristo à crucificação, a figura da cruz constitui um ícone de caráter universal e de significados diversificados, amparados por suas inúmeras variações.

É possível detectar a presença da cruz, seja de forma religiosa, mística ou esotérica, na história de povos distintos (e distantes) como os egípcios, celtas, persas, romanos, fenícios e índios americanos.

Seu modelo básico traz sempre a intersecção de dois eixos opostos, um vertical e outro horizontal, que representam lados diferentes como o Sol e a Lua, o masculino e o feminino e a vida e a morte, por exemplo.

É a união dessas forças antagônicas que exprime um dos principais significado da cruz, que é o do choque de universos diferentes e seu crescimento a partir de então, traduzindo-a como um símbolo de expansão.

De acordo com o estudioso Juan Eduardo Cirlot, ao situar-se no centro místico do cosmos, a cruz assume o papel de ponte através da qual a alma pode chegar a Deus. Dessa maneira, ela liga o mundo celestial ao terreno através da experiência da crucificação, onde as vivencias opostas encontram um ponto de intersecção e atingem a iluminação.


Cruz simples: Em sua forma básica a cruz é o símbolo perfeito da união dos opostos, mantendo seus quatro "braços" com proporções iguais. Alguns estudiosos denominam esta como Cruz Grega.
Cruz de Santo André: Símbolo da humildade e do sofrimento, recebe esse nome por causa de Santo André, que implorou a seus algozes para não ser crucificado como seu Senhor por considerar-se indigno. Acredita-se que o santo foi martirizado em uma cruz com essa forma.
Cruz de Santo Antonio (Tau): Recebeu esse nome por reproduzir a letra grega Tau. É considerada por muitos, como a cruz da profecia e do Antigo Testamento. Dentre suas muitas representações estão o martelo de duas cabeças, como sinal daquele que faz cumprir a lei divina, encontrado na cultura egípcia, e a representação da haste utilizada por Moisés para levantar a serpente no deserto.
Cruz Cristã: Definitivamente o mais conhecido símbolo cristão, que também recebe o nome de Cruz Latina. Os romanos a utilizavam para executar criminosos. Por conta disso, ela nos remete ao sacrifício que Jesus Cristo ofereceu pelos pecados das pessoas. Além da crucificação, ela representa a ressurreição e a vida eterna.
Cruz de Anu: Utilizada tanto por assírios como caldeus para representar seu deus Anu, esse símbolo sugere a irradiação da divindade em todas as direções do espaço.
Cruz Ansata: Um dos mais importantes símbolos da cultura egípcia. A Cruz Ansata consistia em um hieróglifo representando a regeneração e a vida eterna. A idéia expressa em sua simbologia é a do círculo da vida sobre a superfície da matéria inerte. Existe também a interpretação que faz uma analogia de seu formato ao homem, onde o círculo representa sua cabeça, o eixo horizontal os braços e o vertical o resto do corpo.
Cruz Gamada (Suástica): A suástica representa a energia do cosmo em movimento, o que lhe confere dois sentidos distintos: o destrógiro, onde seus "braços" movem-se para a direita e representam o movimento evolutivo do universo, e o sinistrógiro, onde ao mover-se para a esquerda nos remete a uma dinâmica involutiva. No século passado, essa cruz adquiriu má reputação ao ser associada ao movimento político-ideológico do nazismo.
Cruz Patriarcal: Também conhecida como Cruz de Lorena e Cruz de Caravaca possui um "braço" menor que representa a inscrição colocada pelos romanos na cruz de Jesus. Foi muito utilizada por bispos e príncipes da igreja cristã antiga e por jesuítas nas missões no sul do Brasil.
Cruz de Jerusalém: Formada por um conjunto de cruzes, possui uma cruz principal ao centro, representando a lei do Antigo Testamento, e quatro menores dispostas em cantos distintos, representando o cumprimento desta lei no evangelho de Cristo. Tal cruz foi adotada pelos cruzados graças a Godofredo de Bulhão, primeiro rei cristão a pisar em Jerusalém, representando a expansão do evangelho pelos quatro cantos da terra.
Cruz da Páscoa: Chamada por alguns de Cruz Eslava, possui um "braço" superior representando a inscrição INRI, colocada durante a crucificação de Cristo, e outro inferior e inclinado, que traz um significado dúbio, dos quais se destaca a crença de que um terremoto ocorrido durante a crucificação causou sua inclinação.
Cruz do Calvário: Firmada sobre três degraus que representam a subida de Jesus ao calvário, essa cruz exalta a fé, a esperança e o amor em sua simbologia.

Cruz Rosa-Cruz: Os membros da Rosa Cruz costumam explicar seu significado interpretando-a como o corpo de um homem, que com os braços abertos saúda o Sol e com a rosa em seu peito permite que a luz ajude seu espírito a desenvolver-se e florescer. Quando colocada no centro da cruz a rosa representa um ponto de unidade.
Cruz de Malta: Emblema dos Cavaleiros de São João, que foram levados pelos turcos para a ilha de Malta. A força de seu significado vem de suas oito pontas, que expressam as forças centrípetas do espírito e a regeneração. Até hoje a Cruz de Malta é muito utilizada em condecorações militares.

Por Guss de Lucca
Fonte: "Dictionary of Symbols", J.E. Cirlot - Madrid - 1962

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Red Hot Chili Peppers - Scar Tissue


Adoro, para mim os caras são um verdadeiro sucesso em tudo que fazem....
Mirtes

BIOGRAFIA:

Los Angeles, 1983. Quatro amigos do colegial montam uma banda, com uma irreverente mistura de rock, funk e pop. Eles enfrentam vários obstáculos e fracassos, inclusive a morte do guitarrista Hillel Slovak, 1988.

Porém, após três anos, a situação melhora com o lançamento do primeiro álbum de sucesso: “Blood, Sugar, Sex, Magik”, com os hits “Give it Away”, “Under The Bridge” e “Breaking The Girl”. Em 1999, o álbum “Californication” torna o Red Hot conhecido mundialmente pelas músicas “Scar Tissue”, “Other Side” e pela música-título.

Em 2002, repete o sucesso do disco anterior com “By The Way”, trazendo o hit “Can't Stop”, e coloca-se entre os mais vendidos e tocados. Atualmente formada por Anthony Kiedis (vocal), John Frusciante (guitarra), Michael “Flea” Balzary (baixo) e Chad Smith (bateria), segue com o último trabalho “Stadium Arcadium” (2006). Disco duplo, traz a música "Snow ((Hey Oh))", e garante à banda o recorde da maior quantidade de lançamentos em primeiro lugar.

Fonte: www.muitamusica.com.br/

Só para descontrair...rsrsrs


LÓGICA
O garoto apanhou da vizinha e a mãe furiosa foi tomar satisfação:
- Por que a senhora bateu no meu filho?
- Ele foi mal-educado, e me chamou de gorda.
- E a senhora acha que vai emagrecer batendo nele?

NO BALCÃO DA ALFÂNDEGA
- Seu nome ?
- Abu Abdalah Sarafi.
- Sexo ?
- ... Quatro vezes por semana...
- Não, não, não! Homem ou mulher ?
- Homem, mulher.... algumas vezes camelo...

DIVISÃO DE BENS
Dois amigos se encontram depois de muito anos.
- Casei, separei e já fizemos a partilha dos bens.
- E as crianças?
- O juiz decidiu que ficariam com aquele que mais bens recebeu.
- Então ficaram com a mãe?
- Não, ficaram com nosso advogado.

REGIME DE EMAGRECIMENTO
- Doutor, como eu faço para emagrecer ?
- Basta a senhora mover a cabeça da esquerda para direita e da direita para esquerda.
- Quantas vezes, doutor ?
- Todas as vezes que lhe oferecerem comida.

CAIPIRA
O representante do censo pergunta ao caipira:
- Quantos filhos o senhor tem ?
- Bão... as minina são seis... os minino são quatro...
- Então sua prole é grande?
- Grande até que não, mas tá sempre dura...

BODAS
Dois amigos conversam sobre as maravilhas do Oriente..
Um deles diz:
- Quando completei 25 anos de casado, levei minha mulher ao Japão.
- Não diga? E o que pensa fazer quando completarem 50 ?
- Volto lá para buscá-la...

EMERGÊNCIA
Um eletricista vai até a UTI de um hospital, olha para os pacientes
ligados a diversos tipos de aparelhos e diz-lhes:
- Respirem fundo: vou mudar o fusível.

CONFISSÃO
O condenado à morte esperava a hora da execução, quando chegou o padre:
- Meu filho, vim trazer a palavra de Deus para você. - Perda de tempo, seu padre. Daqui a pouco vou falar com Ele, pessoalmente.
Algum recado?

Fonte: Joaquim Torcato

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Cafés parisienses




Sempre me projetei em Paris, principalmente nos ambientes dos cafés parisienses, com grande romantismo e uma certa dose de sofisticação onde a musica me encanta, é um sonho, mas, quem sabe se tornará realidade. Ah!! Paris, Paris...
Mirtes

Les Deux Magots. Famoso café parisiense, foi o local de encontro preferido dos intelectuais existencialistas da Rive Gauche.

"O café Les Deux Magots sempre desempenhou um papel importante na vida cultural de Paris. Criado em 1933, o Le Prix des Deux Magots marca sua vocação literária. Freqüentado por inúmeros artistas ilustres, entre os quais Elsa Triolet, André Gide, Jean Giraudoux, Picasso, Fernand Léger, Prévert, Hemingway, Sartre, Simone de Beauvoir, para não citar mais, ele acolheu os surrealistas sob a égide de André Breton, muito antes dos existencialistas que fizeram as belas noites da taverna do bairro".

(Fonte: www.lesdeuxmagots.fr)

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Fábulas de Esopo








Esopo foi um fabulista grego, nascido na Trácia (região da Ásia Menor), do século VI a.C.. Personagem quase mítico, sabe-se que foi um escravo libertado pelo seu último senhor, o filósofo Janto (Xanto).

Considerado o maior representante do estilo literário "Fábulas", possuía o dom da palavra e a habilidade de contar histórias curtas retratando animais e a natureza e que invariavelmente terminavam com tiradas morais. As suas fábulas inspiraram Jean de La Fontaine e foram objeto de milhares de citações através da história (Heródoto, Aristófanes, Platão, além de diversos filósofos e autores gregos).

As primeiras versões escritas das fábulas de Esopo datam do séc. III d. C. Muitas traduções foram feitas para várias línguas, não existindo uma versão que se possa afirmar ser mais próxima da original. Destaca-se, entre os estudiosos da obra esopiana, Émile Chambry, profundo conhecedor da língua e da cultura gregas. Em 1925 o escrito Chambry publicou, Aesopi - Fabulae (Fábulas de Esopo), contendo 358 fábulas atribuidas ao grande mestre das fábulas.

A Raposa e as Uvas é um exemplo dos mais conhecidos entre as centenas de fábulas que produziu.

Fábulas de Esopo

Os Viajantes e o Urso

Um dia dois viajantes dera de cara com um urso. O primeiro se salvou escalando uma árvore, mas o outro, sabendo que não ia consguir vencer sozinho o urso, se jogou no chão e fingui-se de morto. O urso se aproximou dele e começou a cheirar sua orelha, mas, convencido de que estava morto, foi embora. O amigo começou a descer da árvore e perguntou:
_O que o urso estava cochichando em seu ouvido?
_Ora, ele só me disse para pensar duas vezes antes de sair por aí viajando com gente que abandona os amigos na hora do perigo.

Moral da história:
A desgraça põe à prova a sincaridade e a amizade

O Leão e o Ratinho

Um Leão dormia sossegado, quando foi despertado por um Rato, que passou correndo sobre seu rosto. Com um bote ágil ele o pegou, e estava pronto para matá-lo, ao que o Rato suplicou:

Ora, se o senhor me poupasse, tenho certeza que um dia poderia retribuir sua bondade. Rindo por achar rídícula a idéia, assim mesmo, ele resolveu libertá-lo.

Aconteceu que, pouco tempo depois, o Leão caiu numa armadilha colocada por caçadores. Preso ao chão, amarrado por fortes cordas, sequer podia mexer-se.

O Rato, reconhecendo seu rugido, se aproximou e roeu as cordas até deixá-lo livre. Então disse:

O senhor riu da idéia de que eu jamais seria capaz de ajudá-lo. Nunca esperava receber de mim qualquer favor em troca do seu! Mas agora sabe, que mesmo um pequeno Rato é capaz de retribuir um favor a um poderoso Leão.

Moral da História:
Os pequenos amigos podem se revelar os melhores e mais leais aliados.

Fontes:/www.thelinguist.com e Wikipédia

domingo, 20 de setembro de 2009

Etapas da Vida


"É preciso saber sempre quando se acaba uma etapa da vida.
Se insistirmos em permanecer nela depois do tempo necessário, perderemos a alegria e o sentido do resto."
Mirtes


Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final...
Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver.
Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos. Não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.
Foi despedida do trabalho? Terminou uma relação? Deixou a casa dos pais? Partiu para viver em outro país? A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações?
Você pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu....
Pode dizer para si mesmo que não dará mais um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida, serem subitamente transformadas em pó. Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: seus pais, seus amigos, seus filhos, seus irmãos, todos estarão encerrando capítulos, virando a folha, seguindo adiante, e todos sofrerão ao ver que você está parado.
Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco.
O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar.
As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora...
Por isso é tão importante (por mais doloroso que seja!) destruir recordações, mudar de casa, dar muitas coisas para orfanatos, vender ou doar os livros que tem.
Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível, do que está acontecendo em nosso coração... e o desfazer-se de certas lembranças significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar.
Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se.
Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos.
Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor. Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará apenas envenenando, e nada mais.
Não há nada mais perigoso que rompimentos amorosos que não são aceitos, promessas de emprego que não têm data marcada para começar, decisões que sempre são adiadas em nome do "momento ideal".
Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará!
Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa - nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade.
Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante.

Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida.
Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é. Torna-te uma pessoa melhor e assegura-te de que sabes bem quem és tu próprio, antes de conheceres alguém e de esperares que ele veja quem tu és..
E lembra-te:
Tudo o que chega, chega sempre por alguma razão

Fernando Pessoa

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Cemitério do Père-Lachaise




TÚMULO EDITH PIAF



TÚMULO DE JIM MORRISSON

Alguns pontos de Paris surgem como quase que obrigatórios para os que visitam a cidade. Torre Eiffel, Champs-Élysées, Arco do Triunfo, Louvre, Catedral de Notre Dame, Palácio de Versalhes, Moulin Rouge. Mas entre todos os pontos de visitação de Paris um se destaca: o cemitério Père Lachaise. Como um museu à ceu aberto, o cemitério abriga inúmeras obras de arte de grande valor. Além disso estão sepultados no cemitério inúmeras personalidades como Honoré de Balzac, Oscar Wilde, Marcel Proust, Pierre Bourdieu, Fernand Braudel, Auguste Comte, Édith Piaf, Maria Callas, Frédéric Chopin, Molière, Marcel Camus, Allan Kardec e até mesmo Jim Morrison.

A novidade é que agora está disponível na internet um tour virtual pelo cemitério. É possível conferir os túmulos de todos os acima citados e de muitos outros. Um tanto quanto mórbido mas bem interessante.

Para que quiser conferir é só acessar o site do cemitério.

Personalidades enterradas no Cemitério do Père-Lachaise

Escritores e poetas

o Honoré de Balzac (1799-1850), escritor (divisão 48)
o Paul Éluard, (1895-1952) poeta francês (divisão 97)
o Oscar Wilde (1854-1900), escritor e dramaturgo irlandês (divisão 89)
o Savinien Cyrano de Bergerac (1619-1655), escritor francês
o Jean de La Fontaine, (1621-1695) poeta francês (divisão 25)
o Marcel Proust, (1871-1922) escritor francês
o Raymond Roussel, (1877-1933) escritor francês (divisão 89)
o Sully Prudhomme, (1839-1907) escritor francês (primeiro prêmio Nobel de Literatura) (divisão 44)

Escultores e pintores

o Eugène Delacroix, (1798-1863) pintor francês
o Max Ernst, (1891-1976) artista alemão (divisão 87)
o Jeanne Hébuterne (1898-1920), pintora francesa
o Amedeo Modigliani, (1884-1920) pintor e escultor italiano

Músicos e cantores

o Gilbert Bécaud (1927-2001), cantor francês (divisão 45)
o Maria Callas (1923-1977), cantora lírica greco-americana (sua cinzas foram jogadas no mar Egeu) (divisão 87)
o Frédéric Chopin, (1810-1849) compositor polaco (divisão 11)
o Jim Morrison, (1943-1971) cantor do The Doors (divisão 16)
o Édith Piaf, (1915-1963) cantora francesa (divisão 97)
o Gioacchino Rossini (1792-1868), compositor de óperas italiano (divisão 4)
o Enrico Tamberlick (1820-1889), tenor italiano (divisão 11)

Actores e Cineastas

o Sarah Bernhardt (1844-1923), atriz francesa (divisão 44)
o Molière, (1622-1673) autor de teatro francês (divisão 25)
o Marcel Camus, (1912-1982) cineasta francês
o Marcel Marceau, (1923-2007) ator e mímico francês
o François-Joseph Talma (1763-1826) ator francês

Fonte: Wiquipédia e Peramblgando

sábado, 12 de setembro de 2009

O QUE É SER CROSSDRESSER?


O termo "Crossdresser" foi importado para o Brasil em 1997, mesmo ano de criação do BCC e numa tradução literal significa "vestir-se ao contrário". Nos Estados Unidos e Europa este termo é muito comumente utilizado e ajuda a diferenciar a fantasia de usar roupas do sexo oposto das opções sexuais de cada um.

Os crossdressers são pessoas que vestem roupa ou usam objectos associados ao sexo oposto, por qualquer uma de muitas razões, desde vivenciar uma faceta feminina (para os homens), masculina (para as mulheres), motivos profissionais, para obter gratificação sexual, ou outras. O crossdressing (ou travestismo, no Português Europeu, e frequentemente abreviado para "CD"), não está relacionado com a orientação sexual, e um crossdresser pode ser heterossexual, homossexual, bissexual ou assexual. O crossdressing também não está relacionado com a transsexualidade.

Os crossdressers tipicamente não modificam o seu corpo, através da terapia hormonal ou cirurgias, mas tal acontece nalguns casos, como o de Stu Rasmussen, político americano e presidente da câmara municipal da cidade de Oregon.

Os transformistas fazem parte da população crossdresser, mas a sua motivação está relacionada apenas com motivos profissionais, como espectáculos de transformismo. A expressão "drag-queen" (de DRAG, "DRessed As a Girl"), em inglês, é equivalente a transformista, mas quando utilizada no português, por vezes refere-se aos crossdressers com um visual mais exageradamente feminino.

Fonte: Wikipédia

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Vitor Araújo (Pernambucano Caba da Peste)



O Brasil precisa conhecer o mais rápido possível esse pernambucano arretado chamado VÍTOR ARAÚJO. Jovem talento de nossa música. Ousado, arrojado e que toca maravilhosamente bem. Com um estilo bem arrojado.

O pianista Vitor Araújo, 18 anos, iniciou seus estudos aos nove anos de idade, no Conservatório Pernambucano de Música. Destacou-se na infância e na adolescência pelos vários prêmios que recebeu como, a Menção Honrosa no Concurso Magda Taggliaferro, em São Paulo, e as primeiras colocações nos Torneios Pernambucanos de Piano, nos anos de 2001 e 2005, além de prêmio de Melhor Intérprete de Música Brasileira, no Torneio Josefina Aguiar. Hoje é estudante do Curso de Bacharelado em Piano na Universidade Federal de Pernambuco.

Nos dias 03 e 19 de novembro de 2006, gravou em duas apresentações no Salão Nobre do Teatro de Santa Isabel, o DVD-demo "Variando". Tal concerto ganhou proporções nacionais, ao ser comentado em capas de cadernos de cultura de vários jornais, como o Correio Braziliense, Diário de Pernambuco e Jornal do Commercio, e causou polêmica pelas improvisações inseridas em obras eruditas consagradas. Apesar de seu único trabalho artístico ser baseado na música erudita, passeia musicalmente pelo jazz e pela música popular brasileira. Costumeiramente é convidado para fazer participações em shows de outros artistas e integra, junto a outros músicos, a “Seu Chico”, um projeto de resgate das composições de Chico Buarque, banda que regularmente se apresenta em Recife e outras cidades do nordeste. Além do Trio de Jazz, denominado Projeto “Café dell Jazz” junto com Ângelo Mongiovi (Guitarrista da “Mula Manca e a Fabulosa Figura”) e Márcio Silva (Baterista da “Zé Cafofinho”).

Polêmico entre artistas e jornalistas, Vitor Araújo disponibilizou 4 vídeos do DVD “Variando” no site de vídeos “youtube.com” onde já obteve mais de 30.000 acessos em apenas seis meses de exposição, o que caracteriza uma extraordinária aceitação e repercussão, estando incluído por alguns sites, como uns dos melhores vídeos de música erudita, com especial destaque para o seu arranjo de Asa Branca (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira).

Em julho (21) deste ano, foi atração principal do Palco Instrumental do Festival de Inverno de Garanhuns no Parque Ruber van der Linden, e em 08/09/2007 veio a consagração nacional, apresentou Concerto no Convento de São Francisco (Olinda-Pe) na Mostra Internacional de Música de Olinda – MIMO, ao lado de ícones como: Antonio Menezes, Naná Vasconcelos, Egberto Gismonti, Yamandú Costa, Hamilton Holanda, Isaac Karabtchevsky, etc. Foi considerado o melhor show pelo Diário de Pernambuco, o Estadão (SP) tachou-o de a grata surpresa, o Jornal do Brasil abriu sua primeira página do Caderno de Cultura para falar exclusivamente do que ele chamou de novo fenômeno da música brasileira, enquanto a jornalista Ana Paula de Sousa da Carta Capital (19/09/2007) em seu artigo; “Virtuosa Molecagem”, assim o descreveu “...Araújo tem de sobra uma capacidade: fazer o piano soar humano, simples.” No programa de Jô Soares (18/10), deu uma entrevista entre as de maiores repercussão em 2007 e em 20/12/2007, já contratado pela Deckdis c, gravou Dualdisc no Teatro de Santa Isabel em Recife.




Fonte: www.vitoraraujo.com.b

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

"Studio 54"


Studio 54 foi uma lendária discoteca localizada em Manhattan, Nova York. Inaugurada em 26 de abril de 1977, encerrou suas atividades em março de 1986. "Studio 54" foi idealizada por Steve Rubell, na época áurea do "disco", que agitava a vida de Nova York com todo o frenesi que lhe deu uma reputação internacional. Lá Rubell tentava transformar seu sonho em realidade ao dar as melhores festas que o mundo tinha visto e fazer com que elas durassem para sempre, com toda a decadência e excessos da época (muita droga e muito sexo... livre). Rubell criou um lugar onde a fantasia era a realidade, pois não havia nem rótulos, nem regras e pessoas comuns poderiam conviver com celebridades. Desde, é claro, que fossem bonitas e capazes de satisfizer o gosto de Steve. Steve Rubell morreu em 1989 vítima de SIDA (AIDS).

Em 1998 foi lançado um filme que relata de uma forma mais ou menos falhada a história desta famosa Discoteca: (Studio 54, Eua, 1998). Direção: Mark Cristopher. Elenco: Ryan Philippie, Salma Hayek, Mike Myers, Neve Campbell, Heather Matarazo. 101 min.

Atualmente o local é utilizado pela Companhia de Teatro Roundabout, com 900 assentos e serviço de bar completo.

Várias tentativas de ressuscitar a casa com o mesmo estilo dos anos 70 foram feitas, mas ninguém jamais conseguiu repetir a façanha de Steve.



Fonte: Wikipédia

Truman Capote


Truman Capote morreu por causa de seu vício por álcool e barbitúricos. Sua vida foi tão polêmica como grandes foram suas obras. Pai do romance de "não-ficção", ele criou um novo gênero literário. Algumas de suas obras foram levadas para o cinema. Capote também possuía uma língua afiada e provocativa, além de uma imagem de escritor maldito.

Ele morreu em 25 de agosto de 1984, em Los Angeles, cidade dos EUA que detestava. O famoso escritor estava hospedado na casa de sua amiga, Joanne Carson, onde dormiu seu último sono, a um mês de seu 60º aniversário

A causa da morte foi ingestão de barbitúricos. Capote consumia álcool e drogas há muito tempo e isso o conduziu à morte. Ele criou até um "cocktail Capote", o nome da mistura de álcool e barbitúricos que inventou.

Literatura e liberdade
Sua decadência começou depois da publicação do romance "A sangue frio", lançado em 1965 e com o qual ganhou muito dinheiro e sucesso. Sua vida se tornou cada vez mais frívola, cheia de festas. A partir de então, passou a escrever menos livros.

Capote gostava de dizer que tinha muito dinheiro. Ele se cercou de luxo. Tinha três mansões: uma em Nova York, outra em Long Island e mais uma na Suíça. Soube se dar uma vida de prazer. O consumo de álcool o levou a ter muitos problemas pessoais, além de outros com a polícia, que o deteve várias vezes por dirigir bêbado.

Truman se tornou freqüentador assíduo da célebre boate Studio 54. Mas também foi um grande anfitrião. Famosas se tornarm suas disputadas e caríssimas festas freqüentadas pela alta sociedade nova-iorquina.

O escritor sempre quis ser famoso e adorava sair em capas de revistas e aparecer na televisão, meio que o ajudou a se tornar uma lenda. Além disso, ele sempre esteve acompanhado de belas mulheres. Uma de suas companhias favoritas era Marilyn Monroe, sobre quem, numa ocasião, disse: "É a bondade em pessoa".

Mas nenhuma dessas mulheres, apesar da admiração que sempre teve por elas, ele chegou a namorar. A razão: não gostava de mulheres, mas de homens. O escritor nunca escondeu sua homossexualidade. Pelo contrário, defendeu sua orientação sexual na televisão e participou de várias manifestações em prol dos direitos dos gays. Seu companheiro sentimental foi Jack Dunphy, a quem enganou com outros amantes, mas com quem viveu por 25 anos.

Infância amarga
Os problemas de Capote com as drogas e o álcool podem estar relacionados com a triste infância que viveu. Truman Streckfus Persons nasceu em 30 de setembro de 1924, em Nova Orleans (Luisiana, EUA.). No entanto, logo teve que ir para o Alabama com suas tias, enviado por seus pais que viviam em um hotel. Uma vez, Truman disse que se sentia "órfão espiritualmente", talvez por nunca ter recebido o afeto que gostaria de ter sentido de seus pais.

Sua mãe era alcoólatra e acabou cometendo suicídio. Seu pai era um viciado em sexo que colecionava amantes. Depois do divórcio de seus pais em 1931, sua mãe se casou com um industrial têxtil cubano, Joseph García Capote, de quem Truman tirou seu sobrenome, já que sempre achou seu padrasto uma pessoa maravilhosa, que o ensinou muito.

Seu novo pai o levou para Nova York e o matriculou nas melhores escolas. No entanto, ele repetiu a maioria das matérias, razão pela qual alguns professores disseram que era um pouco retardado. Quando sua mãe decidiu levá-lo ao psiquiatra, o especialista disse que Truman era um gênio. Sua inteligência era diferente e muitas vezes ele a utilizava para provocar.

Reportagem como arte
Truman Capote ficou famoso como o menino prodígio da literatura americana. Aos 17 anos, terminou os estudos, se emancipou, voltou para Nova Orleans e começou a escrever. Ele publica seu primeiro escrito em 1944, um conto intitulado "Miriam". Em 1946, 1948 e 1951 ganha o prêmio O. Henry.

Em 1948, lança seu primeiro livro, "Other voices, other rooms", no qual incorpora elementos autobiográficos e conta a história de um menino que procura desesperadamente seu pai.

Em 1964, publica seu romance "Breakfast at Tiffany´s". No ano seguinte, depois de seis anos de uma minuciosa pesquisa, publica o célebre "A sangue frio", obra que o consagra como um escritor de fama internacional.

Outra das facetas de escritor foi sua capacidade de redigir crônicas da alta sociedade americana. Sua obra "Answered prayers" criou polêmica por se tratar de uma crônica social que descrevia as personalidades mais representativas dos Estados Unidos. Por causa do livro, passou a ser considerado o dono da língua mais ferina de Nova York.

"O mais importante é o estilo, não é o que estou dizendo, mas como o estou dizendo", disse uma vez Truman Capote, que inventou um novo gênero literário, que misturava jornalismo e literatura.

O escritor escrevia relatos chamados de "não-ficção", nos quais muitos personagens existiam de verdade e, outras vezes, eram produto de sua imaginação.

Capote é considerado por muitos o criador do chamado "livro-reportagem", já que seu objetivo na hora de escrever era elevar a reportagem à categoria de arte.

Ele também se dedicou ao jornalismo de pesquisa, que consolidou em alguns de seus trabalhos, como no próprio "A sangue frio", um livro sobre um crime rural ocorrido em Kansas que investigou por mais de seis anos, indo ao local do crime e falando com as pessoas envolvidas.

Frases famosas
O autor de "A sangue frio", Capote foi autor de escandalosas e provocativas frases.

# Sobre sua vida:
Não sou um santo. Sou um alcoólatra, um drogado, um homossexual e um gênio. Certamente, poderia ter sido todas essas quatro coisas e ter continuado sendo um santo".

"Só direi que não sou uma pessoa feliz. Só os imbecis ou os idiotas são felizes".

# Sobre seu sucesso como escritor:
"Eu tinha que alcançar o sucesso o mais rápido possível, as pessoas como eu sabem sempre o que querem. A maioria das pessoas passa a metade de sua vida sem chegar a saber o que querem. Eu nunca pensei em trabalhar em um escritório nem nada parecido. Poderia ter sido bem-sucedido em qualquer coisa, mas sempre soube e quis ser escritor e me tornar rico e famoso".

"O que Mae West é para as tetas e King Kong para os pênis, eu sou para as letras norte-americanas".

"Quando envio um manuscrito para o editor tenho certeza de cada palavra. As palavras sempre me salvaram da tristeza".

# Sobre os outros:
"A bondade era Marylin Monroe".

Fonte: educacao.uol.com.b