sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Camafeus



Quando mais jovem achava lindo usar Camafeu, eram adornos e já foram moda na minha adolescência, eu tinha alguns que colocava no pescoço com fita de veludo preta, claro que não eram valiosos, mas eu os adorava...
Mirtes


Sua História.

O camafeu surgiu por volta do ano 300 a.C., em Alexandria, sendo utilizado em jóias e adornos para roupas. Os camafeus, produzidos a partir da ágata, do ônix, da sardônica, etc, continham imagens de deuses, deusas, cenas mitólogicas e figuras femininas. As jovens mulheres do período Helenístico usavam camafeus com a figura do deus Eros como um convite sedutor ao amor.

O Papa Paulo II era um ávido colecionador de camafeus, e sua morte teria ocorrido por causa do número excessivo de jóias em camafeus que portava nos dedos, que lhe teriam causado uma pneumonia devido à sua temperatura fria.

Até o século XIX, os camafeus eram também utilizados por homens, que decoravam elmos, capacetes, peitorais de armaduras e punhos de espada, bem como broches e anéis.

Napoleão Bonaparte foi outra figura histórica apaixonada pelos camafeus, tendo fundado em Paris uma escola para ensinar a arte da produção de camafeus a jovens aprendizes.

Ao longo dos tempos, camafeus decoravam não somente jóias, como também vasos, baixelas, taças e copos. Eram bastante apreciados por nobres e pessoas ricas, entre os séculos XV e XIX. A Rainha Vitória, tendo mostrado predileção pelos camafeus, ditou moda entre as mulheres da época, que começaram a usá-los nas blusas, nos vestidos ou numa fita em volta do pescoço.

Fonte: Wiquipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do Blog? Deixe um Comentário!