sexta-feira, 30 de julho de 2010

Razões Para Sorrir

“No momento em que sorrimos para alguém, descobrimo-lo como pessoa, e a resposta do seu sorriso quer dizer que nós também somos pessoa para ele”.
Antoine de Saint-Exupéry


“Como é que consegue estar sempre sorrindo, o que faz para estar sempre tão contente?”, perguntaram não há muito tempo a uma mulher famosa e bastante sensata.

E ela explicou que também tinha, como todo a gente, os seus momentos de tristeza, de cansaço, de inquietude, de mal-estar.

“Mas conheço o remédio para esses momentos: sair de mim mesma, interessar-me pelos demais, compreender que aqueles que nos rodeiam têm o direito de nos ver alegres”.

“Penso que quando sorrio e me mostro alegre passo felicidade aos demais. E, ao passar essa felicidade, acontece como que um reflexo, que traz mais felicidade para dentro de mim também”.

Creio que quem não está sempre somente preocupado com sua própria felicidade e se dedica a ajudar na procura da felicidade dos outros, acaba por encontrar a sua própria, assim, quase sem se dar conta!

Por isso, as pessoas que se esforçam por sorrir mesmo sem motivos, acabam por ter motivos para sorrir.

- E isso não é vontade de se enganar a si mesmo? Para sorrir você deve alcançar um estado tal que a alegria possa invadir o seu coração. Caso contrário, isso é como uma máscara, é falso.

O bom humor é uma vitória sobre o próprio medo e a própria debilidade. As pessoas mal humoradas escondem sua insegurança ou sua angústia atrás de um semblante brusco e distante, e com o tempo isso acaba tornando-se um hábito e se converte em um traço de seu carácter. Quando isso acontece, é bem mais difícil que o bom humor saia naturalmente, mas isto só ocorre porque esta pessoa alterou o que é da própria natureza humana, ou seja, a alegria. Desta forma, deverá esta pessoa sair desse círculo vicioso, e isto não será antinatural, muito pelo contrário: é o que pede a natureza.

- Mas falas dos efeitos de medos e debilidades, e medos e debilidades todos temos…

Precisamente por isso, a diferença entre uns e outros está no modo de os enfrentar. O sensato é fazê-lo com um pouco de bom humor, rindo-se um pouco de si mesmo se for necessário.

Tudo o que se faz sorrindo sempre nos ajuda a sermos mais humanos, a moderar as nossas tendências, a sermos mais capazes de compreender os demais e até a nós mesmos.

É uma grande sorte ter ao redor pessoas que sabem sorrir.

E o sorriso é algo que cada um tem que construir pacientemente na sua vida.

- Construir? Com quê?

Com equilíbrio interior, aceitando a realidade da vida, querendo aos demais, saindo de si mesmo, esforçando se por sorrir mesmo que não tenha muita vontade como já dissemos antes. É algo que deve ser praticado com constância.

- Mas não se pode encarar tudo na vida com bom humor. Existem muitas coisas que não têm nenhuma graça…

Mas, mesmo que não tenham nenhuma graça, sempre se pode tirar delas algum ensinamento, algum bem, mesmo que seja difícil de encontrar e demoremos anos para entender. Em algumas situações, pode ser útil desenvolver a capacidade de aplicar o bom humor para neutralizar a carga trágica das contrariedades.

(Alfonso Alguiló)
Tradução: Victohria Patricia

4 comentários:

  1. Oi, meu amor.. Que sorriso lindo o seu!

    Belo texto que escolheu, é uma realidade, sorrir é o melhor remédio em 99% das ocasiões.

    Eu vivo rindo de mim mesma e minhas atrapalhadas.. rs rs. Sou meio doida, um pouco distraída e, as vezes, acabo fazendo burrada.. dá raiva na hora, mas depois acho graça.. rs.

    Querida, eu adoro suas visitas, sei reconhecer a sinceridade nas pessoas, tenho um certo dom, sabe?! E vc é verdadeira, é humilde em seus atos, com grande sabedoria de entender a vida, as pessoas, a sociedade..

    Adoro vc de verdade!

    Um beijão.

    ResponderExcluir
  2. AMEI!
    O texto é otimo e a sua imagem sorrindo deu uma luz maior ainda ao seu cantinho!
    Isso que eu gosto de ver um sorriso autentico, verdadeiro!Não tem coisa melhor pra energizar tudo!

    ResponderExcluir
  3. Belaaaa! E que sorrisão lindo...
    Isso mesmo, temos que aprender a ser felizes!
    Beijooo.

    ResponderExcluir

Gostou do Blog? Deixe um Comentário!