sábado, 31 de julho de 2010

A paz Interior

Conta a lenda que um velho sábio, tido como um mestre da paciência, era capaz de derrotar qualquer adversário.
Certa tarde, um homem conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu com a intenção de desafiar o mestre da paciência.
O velho aceitou o desafio e o homem começou a insultá-lo.
Chegou a jogar algumas pedras em sua direção, cuspiu no sábio e gritou-lhe todos os tipos de insultos.
Durante horas, fez de tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível.
No final da tarde, já exausto e humilhado, o homem se deu por vencido e retirou-se. Impressionados, os alunos quiseram saber como o mestre pudera suportar tanta indignidade. O mestre perguntou:
- Se alguém vem até você com um presente e você não o aceita, a quem pertence o presente?
- A quem tentou entregá-lo - respondeu um dos discípulos.
- Exatamente. O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos. Quando eles não são aceitos, continuam pertencendo a quem os trazia consigo.
Sua paz interior depende exclusivamente de você. As pessoas não podem lhe tirar a calma. Só se você permitir...

Fonte: velhosabio.com.br

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Razões Para Sorrir

“No momento em que sorrimos para alguém, descobrimo-lo como pessoa, e a resposta do seu sorriso quer dizer que nós também somos pessoa para ele”.
Antoine de Saint-Exupéry


“Como é que consegue estar sempre sorrindo, o que faz para estar sempre tão contente?”, perguntaram não há muito tempo a uma mulher famosa e bastante sensata.

E ela explicou que também tinha, como todo a gente, os seus momentos de tristeza, de cansaço, de inquietude, de mal-estar.

“Mas conheço o remédio para esses momentos: sair de mim mesma, interessar-me pelos demais, compreender que aqueles que nos rodeiam têm o direito de nos ver alegres”.

“Penso que quando sorrio e me mostro alegre passo felicidade aos demais. E, ao passar essa felicidade, acontece como que um reflexo, que traz mais felicidade para dentro de mim também”.

Creio que quem não está sempre somente preocupado com sua própria felicidade e se dedica a ajudar na procura da felicidade dos outros, acaba por encontrar a sua própria, assim, quase sem se dar conta!

Por isso, as pessoas que se esforçam por sorrir mesmo sem motivos, acabam por ter motivos para sorrir.

- E isso não é vontade de se enganar a si mesmo? Para sorrir você deve alcançar um estado tal que a alegria possa invadir o seu coração. Caso contrário, isso é como uma máscara, é falso.

O bom humor é uma vitória sobre o próprio medo e a própria debilidade. As pessoas mal humoradas escondem sua insegurança ou sua angústia atrás de um semblante brusco e distante, e com o tempo isso acaba tornando-se um hábito e se converte em um traço de seu carácter. Quando isso acontece, é bem mais difícil que o bom humor saia naturalmente, mas isto só ocorre porque esta pessoa alterou o que é da própria natureza humana, ou seja, a alegria. Desta forma, deverá esta pessoa sair desse círculo vicioso, e isto não será antinatural, muito pelo contrário: é o que pede a natureza.

- Mas falas dos efeitos de medos e debilidades, e medos e debilidades todos temos…

Precisamente por isso, a diferença entre uns e outros está no modo de os enfrentar. O sensato é fazê-lo com um pouco de bom humor, rindo-se um pouco de si mesmo se for necessário.

Tudo o que se faz sorrindo sempre nos ajuda a sermos mais humanos, a moderar as nossas tendências, a sermos mais capazes de compreender os demais e até a nós mesmos.

É uma grande sorte ter ao redor pessoas que sabem sorrir.

E o sorriso é algo que cada um tem que construir pacientemente na sua vida.

- Construir? Com quê?

Com equilíbrio interior, aceitando a realidade da vida, querendo aos demais, saindo de si mesmo, esforçando se por sorrir mesmo que não tenha muita vontade como já dissemos antes. É algo que deve ser praticado com constância.

- Mas não se pode encarar tudo na vida com bom humor. Existem muitas coisas que não têm nenhuma graça…

Mas, mesmo que não tenham nenhuma graça, sempre se pode tirar delas algum ensinamento, algum bem, mesmo que seja difícil de encontrar e demoremos anos para entender. Em algumas situações, pode ser útil desenvolver a capacidade de aplicar o bom humor para neutralizar a carga trágica das contrariedades.

(Alfonso Alguiló)
Tradução: Victohria Patricia

terça-feira, 27 de julho de 2010

Expressões usadas pelas mulheres…

Você sabe realmente o que a Mulher quer dizer usando essas expressões??

1- “Certo”:
Esta é a palavra que as mulheres usam para encerrar uma discussão quando elas estão certas e você precisa se calar.

2- “5 minutos”:
Se ela está se arrumando significa meia hora.
”5 minutos” só são cinco minutos se esse for o prazo que ela te deu para ver o futebol antes de ajudar nas tarefas domésticas.

3- “Nada”:
Esta é a calmaria antes da tempestade. Significa que ALGO está acontecendo e que você deve ficar atento. Discussões que começam em “Nada” normalmente terminam em “Certo”.

4- “Você que sabe”:
É um desafio, não uma permissão. Ela está te desafiando, e nessa hora você tem que saber o que ela quer… e não diga que também não sabe!

5- “Suspiro ALTO”:
Não é realmente uma palavra, é uma declaração não-verbal que frequentemente confunde os homens. Um suspiro alto significa que ela pensa que você é um idiota e que ela está imaginando porque ela está perdendo tempo parada ali discutindo com você sobre “Nada”.

6- “Tudo bem”:
Uma das mais perigosas expressões ditas por uma mulher. “Tudo bem” significa que ela quer pensar muito bem antes de decidir como e quando você vai pagar por sua mancada.

7- “Obrigada”:
Uma mulher está agradecendo, não questione, nem desmaie. Apenas diga “por nada” (Uma colocação pessoal: é verdade), a menos que ela diga “MUITO obrigada” – isso é PURO SARCASMO e ela não está agradecendo por coisa nenhuma. Nesse caso, NÂO diga “por nada”. Isso (apenas provocará o “Esquece”).

8- “Esquece”:
É uma mulher dizendo “FODA-SE

9- “Deixa pra lá, EU resolvo”:
Outra expressão perigosa, significando que uma mulher disse várias vezes para um homem fazer algo, mas agora está fazendo ela mesma. Isso resultará no homem perguntando “o que aconteceu?
Para a resposta da mulher, consulte o item 3.

10- “Precisamos conversar!”:
Fodeu! Você está a 30 segundos de levar um pé na bunda.

11- “Sabe, eu estive pensando…”:
Esta expressão até parece inofensiva, mas usualmente precede os Quatro Cavaleiros do Apocalipse…

Fonte: manualdocanalha.com.br

segunda-feira, 26 de julho de 2010

A dor do desprezo.

Alguma vez, você já ficou sem o chão?
Sim, exatamente isso, sem o chão? Você não leu errado.
Alguma vez, você ficou assim, meio que parecendo um bobo, perdido como uma barata tonta?
Tenho certeza que sim.

Às vezes acontecem algumas coisas ruins em nossas vidas, que literalmente nos tiram o chão. O anuncio da demissão, a morte prematura de alguém muito querido, o desencontro, o diz que me disse envolvendo o nosso nome, uma acusação leviana entre muitas outras situações tão corriqueiras nos nossos dias. Nestes momentos, a decepção com os fatos, sempre nos faz morrer um pouco. Esse “de repente”, esse chega pra que levamos, que nos pega de calças curtas, é extremamente nocivo a nossa saúde, são momento que podem nos lançar a instantes depressivos ou ainda a uma depressão profunda.

Entre muitas situações ruins, encontramos algo simplesmente devastador.
O desprezo.
Ai! Como dói o desprezo.
Ser desprezado é uma das mais terríveis formas de sofrimento. Em qual quer situação vivemos a expectativa de bons resultados e o desprezo frustra esta expectativa. E quando o desprezo parte de alguém que queremos bem, de alguém que amamos é muito pior. Neste caso realmente perdemos o chão. Sentimos apenas o desamor da pessoa amada.

O desprezo nunca anda só, ele é constantemente acompanhado da agressão verbal.
O poder da palavra desferida é muito mais forte que à bala de um revolver. Seu estrago pode ser avassalador, seus danos podem ser irreparáveis. E algumas coisas não voltam atrás.

Na maioria das vezes gostamos de ser as vitimas, queremos ser a pedra e não a vidraça.
Nunca nos colocamos no lugar dos outros e atingimos de imediato o que julgamos ser os “defeitos” das pessoas. Agredimos gratuitamente sem pensarmos duas vezes. Nunca, absolutamente nunca comparamos as qualidades com os defeitos.
Dizemos coisas que machucam os outros. O que importa é o nosso orgulho que foi ferido e a nossa total intolerância e incompreensão dos fatos.

Dentro de um relacionamento, é de fundamental importância que as pessoas usem o bom senso e o bom humor para o equilíbrio da harmonia no lar. Do que vale um casal ser perfeito na rua e ser completamente o inverso dentro de casa?

A cumplicidade deve ser o primeiro passo em um relacionamento.
Quando surge um problema, é comum sempre haver, ou melhor, sempre eleger um culpado. E isto abre espaço para que outro também possa errar, mesmo que de propósito, achando-se no direito de retribuir com as mesmas moedas. Neste caso fica clara a falta de cumplicidade.

Ninguém consegue amar sozinho, ninguém é alto suficiente, ninguém é melhor que ninguém, seja no quesito que for.

Ouvir da pessoa que amamos, palavras duras e grosseiras é algo que nos faz pensar sobre o nosso próprio amor. Esta atitude põe em cheque se estamos agindo certo ou não.
Devemos analisar os fatos e ponderar as atitudes, devemos definitivamente dizer não a submissão. Tolerância tem limites!

Quem ama perdoa!
Quem ama não agride!

Por Reginaldo Cordoa

quinta-feira, 22 de julho de 2010

SOGRAS!!

Uma vilã no imaginário popular....

“Seqüestraram minha sogra/Coitado do seqüestrador”, diz um samba composto por Bezerra da Silva, que exemplifica bem o papel da mãe do noivo ou da noiva no imaginário popular.
Curiosamente, a maioria das piadas e ditados populares sobre sogras são criados e espalhados pelos homens contra as suas sogras. Mas o maior conflito é entre noras e sogras, e não genros.
Os pára-choques de caminhões trazem pérolas que alfinetam as sogras de todas as formas possíveis. Algumas frases são criativas, como “Feliz foi Adão que não teve sogra nem caminhão”, ou “Duas coisas matam de repente: vendo pelas costas e sogra pela frente”. Outras nem são tão apelativas, como aquela que diz que “Sogra por sogra, boa mesmo é a da minha mulher”. Mas há algumas que partem para o ataque direto e mostram um ódio mortal pelas sogras.
Também são inúmeras as anedotas onde a pobre coitada é vítima de toda sorte de maldades. Como aquela em que um rico industrial em viagem recebe um telefonema do seu sócio: “Sua sogra faleceu. Devemos enterrá-la ou cremá-la?”. “As duas coisas. Não podemos facilitar”, responde ele.
Há sogras-vilãs que aprontam horrores em novelas, seriados de TV e desenhos animados. Os mais velhos se lembram de Endora, mãe da bruxa Samantha no antigo seriado A Feiticeira. Ela aprontava todas com o genro, que era um mortal.
Nos desenhos existem as sogras de Fred Flintstone (do desenho Os Flintstones) e de George Jetson (d’Os Jetsons). Apesar do primeiro viver na pré-história e do segundo morar no futuro, o comportamento maléfico da sogra de ambos é semelhante, talvez até pelos dois desenhos serem produzidos pelos mesmos artistas.
As brincadeiras com as pobres sogras já renderam até um livro chamado Como Enlouquecer Sua Sogra, de Andrey do Amaral – de uma série que também inclui títulos ensinando “como enlouquecer” marido, mulher, mãe, filhos, etc. O autêntico manual de guerra às sogras ensina táticas para se livrar da sogra. Uma delas é maldosa: “Diga que você está querendo se tornar sócio de uma clínica de repouso e queria que ela avaliasse as condições do local. Leve-a para lá e, imediatamente, mude de casa e de telefone”.
Com a Internet garantindo liberdade para todo mundo se expressar, genros e noras que se consideram explorados puderam alimentar o ódio em torno da sogra. É o caso do site “Planeta Anti Sogras” – www.antisogras.hpg.com.br –, repleto de piadas (de “alto” e de baixo nível) compiladas por um autor que justifica sua posição da seguinte forma: “Já tive várias sogras e algumas foram um capeta na minha vida”.
E assim a guerra contra as sogras continua de todas as formas, cada vez com mais munição – da mesma forma que a velha briga entre homens e mulheres, pais e filhos e tantas outras que parecem perdidas...

Fonte: jornalcontexto.com.br

sexta-feira, 16 de julho de 2010

DESEJOS

Desejo a vocês...
Fruto do mato
Cheiro de jardim
Namoro no portão
Domingo sem chuva
Segunda sem mau humor
Sábado com seu amor
Filme do Carlitos
Chope com amigos
Crônica de Rubem Braga
Viver sem inimigos
Filme antigo na TV
Ter uma pessoa especial
E que ela goste de você
Música de Tom com letra de Chico
Frango caipira em pensão do interior
Ouvir uma palavra amável
Ter uma surpresa agradável
Ver a Banda passar
Noite de lua cheia
Rever uma velha amizade
Ter fé em Deus
Não ter que ouvir a palavra não
Nem nunca, nem jamais e adeus.
Rir como criança
Ouvir canto de passarinho.
Sarar de resfriado
Escrever um poema de Amor
Que nunca será rasgado
Formar um par ideal
Tomar banho de cachoeira
Pegar um bronzeado legal
Aprender um nova canção
Esperar alguém na estação
Queijo com goiabada
Pôr-do-Sol na roça
Uma festa
Um violão
Uma seresta
Recordar um amor antigo
Ter um ombro sempre amigo
Bater palmas de alegria
Uma tarde amena
Calçar um velho chinelo
Sentar numa velha poltrona
Tocar violão para alguém
Ouvir a chuva no telhado
Vinho branco
Bolero de Ravel
E muito carinho meu."

Carlos Drummond de Andrade

terça-feira, 13 de julho de 2010

Mulheres Maduras

Até os 40 anos, a mulher tem o direito de ensaiar a sua presença no espetáculo da vida, após os 40 as cortinas se abrem e ela está pronta para começar a atuar como estrela principal. Principalmente para ela mesma, pois já cumpriu as obrigações e os deveres que lhe foram atribuídos pela sociedade e familiares.A mulher madura possui uma inteligência reveladora, um quê de mistério, um jeitinho de sedutora, uma beleza atraente, é dona de si. Ela respira juventude e transpira maturidade. Possui encantos que ela mesma não consegue disfarçar. É experiente, metade da vida já viveu, e guardou histórias pra contar.Ela acompanhou a evolução dos últimos tempos, sabe do passado, vive o presente e aguarda o futuro. Dizem que a vida começa aos quarenta. Eu diria que a melhor fase da vida começa aos quarenta. Por que a vida começa desde que nascemos, e cada fase ou ano que vivemos são extremamente importantes para o nosso aprendizado, amadurecimento e compreensão de tudo o que nos acontece. Mas a partir dos quarenta, viver tem um sabor todo especial.Até os 40 anos, as mulheres já viveram sua juventude, curtiram sua mocidade, namoraram, realizaram-se profissionalmente, casaram, tiveram filhos, algumas foram muito felizes na primeira escolha, outras mudaram o percurso para encontrar a felicidade. Umas vivem para o trabalho como meta principal, outras trabalham somente para suprir o essencial.Nesta idade ela sabe que muito já aprendeu, entre subidas e descidas, entre solidões e abraços, entre encontros e despedidas, entre vitórias e fracassos, entre sorrisos e lágrimas, ela caiu, levantou, deu a volta por cima e conseguiu chegar até aqui.Ela evoluiu com o passar dos tempos, lutou pelos seus direitos, revolucionou mitos e preconceitos, derrubou barreiras que o passado construiu ao seu redor, quebrou regras e tabus, abriu as janelas do mundo para vislumbrar novos horizontes, conquistando o seu espaço, de igual para igual, na vida, no trabalho e na sociedade masculina.A mulher madura é forte, é determinada, é independente, tem jogo de cintura, procura e encontra saídas, enfrenta situações e resolve problemas, tem opinião, tem memória. Tem afeto e aprendeu a amar.Sentimentalmente, nesta idade ela sabe conhecer de longe quando um amor é bom ou ruim. Se um novo amor vai lhe causar mais tristezas ou mais alegrias. Ela possui uma bagagem de conhecimentos que lhe permite se resguardar, se defender ou se projetar em um novo relacionamento. Surpresas dificilmente conseguirão abalar o coração da mulher madura.Hoje ela sabe que existem paixões que são mais turbulentas do que um vôo de Manaus para o Caribe, no momento em que cruza a linha do Equador, e ela sabe que amor assim causa muita dor. A mulher madura busca a paz do amor... o amor que sabe amar, amor calmo como as águas de um lago, e não revoltos como as águas do mar. O homem que a saiba valorizar. Ela já não quer mais se consumir, nem se stressar pelos ciúmes que o amor pode causar. Ela não quer mais se aventurar. Quer naturalmente cumprir o destino que lhe foi traçado... o de viver e amar.O amar sem mentiras, sem ilusões, sem perdas, nem sofrimentos. Feliz será o homem que souber amar uma mulher madura, protegê-la mesmo sabendo que ela não precisa de proteção, resguardá-la de qualquer sofrimento, admirá-la enquanto tantos a admiram, respeitá-la por sua vivência, honrá-la por sua integridade.O homem que souber amar uma mulher madura saberá que é um homem especial, pois soube desvendar os mistérios que o coração feminino guarda. Mistérios que Deus escondeu no coração da mulher, e que foram feitos para a felicidade do homem.Mistérios que só serão capazes de descobrir, aqueles homens que entendem primeiramente de Deus, para depois entender sobre a mulher e ser merecedor da capacidade que a mulher possui, de amar sem limites.

Autora Lisiê Silva

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Paz e Amor

Difícil suportar o terror que aterra,

pensar em tantas guerras.

Não! O novo século não pode chegar

já fugindo dos teus próprios dias.

Será que o homem continua

afiando a terceira lâmina?

Até quando viveremos atônitos, atômicos?

Quantos judeus, vietnamistas e brasileiros,

quantos homens, mulheres e crianças

ainda tombarão nos conflitos?

Quantas Hiroshimas? Quantas Nagazakis?

Não! Não pode existir mais hemorragia na esperança

porque o amor não se cansa, o sorriso das crianças

ninguém vai conseguir apagar.

Podem sujar as cores, pisotear as flores,

mas não quebrarão a corrente do arco-íris,

nem deterão o avanço dos lírios e das violetas.



É triste ver a vida nas cinza, nos destroços

mas sobre montes e flores também nascem flores.

O planeta há de sorrir e reflorir

porque a PAZ e o AMOR

são países sem fronteiras,

de potências universal, invencíveis

como o o sorriso das crianças

que nenhuma guerra vai conseguir bombardear.

Fonte: rosasnoabismo.com

domingo, 11 de julho de 2010

PRECONCEITO COM OS NORDESTINOS‏

Qualquer tipo de preconceito me causa indignção e repulsa, palavras duras e grosseiras que veremos a seguir é o que me faz pensar em que mundo nós vivemos, ningúem é melhor do que ninguém seja no quesito que for, tolerância tem limites!

Mirtes Crespo (Orgulho de ser NORDESTINA)

O Brasil inteiro vem ajudando as vítimas das enchentes que devastaram mais de 90 cidades em Pernambuco e Alagoas no mês passado e que tiraram os sonhos de boa parte da população que perdeu tudo com a força das águas. A corrente de solidariedade é tão grande ao ponto de as defesas civis não terem locais para guardar o volume de comida e roupa que chegam até de fora do país. Em meio a toda essa mobilização, também há espaço para demonstrações de preconceito, racismo e perseguição aos nordestinos. Isso, no território livre da internet, por meio do Orkut. Comentários do tipo "nordestinos devem morrer nessa lama" ou "deviam ter se afogado nas águas sujas" chocam agora a população em intensidade semelhante à tragédia. O governo do estado chegou a garantir ontem, por meio da Procuradoria Geral, que não ficará de braços cruzados frente à demonstração preconceituosa e que tomará providências judiciais necessárias. O Ministério Público estadual deverá solicitar ainda hoje investigação da Polícia Federal para identificar os internautas. A Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco também se pronunciou ontem e garantiu que estará cobrando do MPPE posicionamento contra os membros da comunidade denominada Odeio nordestino.

O procurador geral do estado, Tadeu Alencar, disse que vai se reunir com representantes do governo para "avaliar os caminhos que serão tomados". O promotor do Ministério Público de Pernambuco José Lopes Filho, especialista em crimes cibernéticos, garantiu que há caminhos jurídicos a serem seguidos. "Identificamos na comunidade o crime de racismo, incitação à violência, incitação ao crime e vamos levar o caso à Polícia Federal. Há ainda a possibilidade de o estado de Pernambuco entrar com uma ação contra o Google que permitiu e permite que estas páginas estejam no ar", explicou. O presidente da OAB-PE, Henrique Mariano, afirmou que a entidade vai acompanhar as investigações e as denúncias contra os membros da comunidade Odeio nordestino por parte do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e também da Polícia Federal. Segundo ele, a OAB-PE já tinha, inclusive, preparado uma denúncia para ser encaminhada quando foi informada que o MPPE já estava tomando todas as providências.

Agressão - Demonstrando "preocupações" com uma possível aumento da migração para o Sudeste em virtude das enchentes, os usuários de diversas comunidades chegam a se referir aos nordestinos como merdestinos e animais. Em uma das comunidades - Lugar de nordestino é no Nordeste - um dos gestores, identificado como João Ribeiro Neto, escreveu:"No fundo, no fundo, tenho dó de nordestino, explico: Numa metade do ano morrem na seca e na outra metade morrem na enchente...rs, Obrigado, meu Deus, por não ser nordestino!", comemora. As frases postadas causam estarrecimento não só pelo preconceito com a região, mas igualmente pela falta de sensibilidade e respeito aos mais de 50 mortos e mais de 100 mil desabrigados e desalojados nos dois estados. As comunidades abrigam declarações do tipo: "Pessoal com essas enchentes no Nordeste acho que os cabeçudos vão vir em massa pra SP, tô muito preocupada com isso. Vai ter mais lixo do que já tem aqui", declarou a usuária Julia Shellman, membro da comunidade Eu odeio nordestino. No início da noite de ontem, a usuária e outros internautas que compartilhavam opiniões com ela haviam retirado os comentários do ar. No entanto, a Justiça já identificou o novo perfil e, de acordo com o promotor estadual José Lopes Filho, a investigação não será alterada.

"Já temos o novo nome da usuária e não vamos tolerar esse tipo de comportamento racista e discriminatório. Rastreamos o seu novo perfil e amanhã [hoje] mesmo vou formalizar o pedido de investigação à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal, por isso que ainda não retiramos a página do ar. Não queremos assustar esses criminosos e vamos atuar fortemente para puni-los", justificou. (Elian Balbino)

Fonte: Diário de Pernambuco
Fonte Ilustrativa: Carlo José Napolitano / Clodoaldo Meneguello Cardoso
                          (Departamento de Ciências Humanas / FAAC / UNESP-Bauru)

sábado, 10 de julho de 2010

Assunto: Jantar na ONU...

(Só para descontrair...rsrsrs)

Num jantar da ONU, em Nova York , dois americanos estão conversando
sobre a violência no mundo atual.
Um deles mostra uma cicatriz no queixo e fala:
- New York City!
O outro mostra uma cicatriz na perna:
- Atlantic City!
Lula, que observava sem entender porra nenhuma, entra na rodinha,
levanta a camisa, mostra uma cicatriz na barriga e diz:
- Apêndis City!

Fonte: Tania

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Auto-Estima

Se um dia alguém fizer com que se quebre
a visão bonita que você tem de si,
com muita paciência e amor reconstrua-a.
Assim como o artesão
recupera a sua peça mais valiosa que caiu no chão,
sem duvidar de que aquela é a tarefa mais importante,
você é a sua criação mais valiosa.
Não olhe para trás.
Não olhe para os lados.
Olhe somente para dentro,
para bem dentro de você
e faça dali o seu lugar de descanso,
conforto e recomposição.
Crie este universo agradável para si.
O mundo agradecerá o seu trabalho.

Brahma Kumaris

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Cuidado, Frágil!

Por favor, não grite comigo,
mesmo que você tenha razão.
Uma conexão otorrinolaringológica faz com que
qualquer voz feroz que entre pelos meus ouvidos
se liquefaça em seu trajeto e
termine por sair pelos meus olhos em forma de lágrimas.
E, se possível, não minta pra mim.
Por depositar fé no ser humano,
acredito em tudo o que me dizem
e mal me lembro de que pode haver provas em contrário.
Cairei em todas as armadilhas e
certamente uma será fatal.
Sempre que me enganam,
morro um pouco além do dia que passa e me consome.
No cômputo geral dos lugares-comuns,
sou uma mulher frágil.
Minha força interior,
que sustenta o peso de meus ossos,
carnes e erros,
suporta pouca carga extra.
E, como resultado, desabo.
Desabo, desmonto, desmorono.
Minha energia vital escorre e
forma ao redor de meus pés uma poça de inseguranças.
Pra minha sorte, comigo, tudo passa rápido.
Nada em mim permanece,
talvez por falta de espaço livre, não sei.
Mas no momento estou no durante e,
no durante, sofro.
Sofro com o que não concordo
e não compreendo.
Sofro com o que não espero e não aceito.
Sofro entre o desejo de me conformar e
a vontade de alterar as formas.
Quando sou conteúdo de um recipiente doloroso,
sofro porque não quero me conter.
Ou ser contida.
Hoje, estou frágil.
Portanto, peço que você fique assim,
perto de mim, só isso.
Hoje eu só quero a mão segura que dá apoio,
sem cobrança.
Hoje eu só peço um punhado de esperanças.

Autora: *Rosana Hermann*

domingo, 4 de julho de 2010

Oração das Encalhadas

São Baltazar, eu quero casar,
São, Benedito, com um cara bonito,
São Benevolente, que seja descente,
São Luiz, que me faça feliz,
São Manoel, que seja fiel,
São Edmundo, que não seja de todo mundo,
São Tiago, que não seja veado,
São Irineu, que ele eja só meu,
São Virtuoso, que ele seja gostoso,
São Raimundo, que ele não seja vagabundo,
São Benjamin, que ele goste de mim,
São Vicente, que ele eja quente,
Santa Guiomar, que ele saiba me amar,
São Pedro, que ele me ame sem medo,
São Gabriel, que ele seja doce como mel,
São Simão, que ele não seja um bundão,
São Malaquias, que ele me ame todos os dias,
Santo Agostinho, que ele faça direitinho,
São Niocolau, que seja grande o seu...
CORAÇÃOOOOO

Fonte: Amon

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Resultados

Resultados exigem esforço, paciência e constância.
Suspeite de promessas miraculosas e soluções instantâneas.
Duvide de receitas e fórmulas para a conquista da felicidade.
Fraqueza, fadiga e ferrugem custam a ceder
depois que se instalam no corpo,
na mente e no espírito.
Somente força, fôlego e flexibilidade
podem produzir mudança.
Otimismo só é útil onde existe ação planejada.
Pensamento positivo só funciona
acompanhado de muito trabalho.
Sem objetivos e prazos definidos,
esperança é pura ilusão.
Acredite em fatos, não em intenções.
Acredite em atitudes, não em discursos.
Acredite em posturas éticas,
não em regras de moral para "os outros" seguirem.
Acredite em fazer acontecer,
não em esperar que aconteça.
Acredite na força da criatividade,
não no tamanho dos obstáculos.
O que importa são as tentativas - e não os acertos.
As vezes que a gente se levanta contam muito mais
do que as que a gente cai.
O prazer de continuar buscando é infinitamente maior
do que o sucesso de alcançar.
Toda transformação começa sempre caótica
e desconfortável.
Os caminhos conhecidos são seguros e fáceis,
mas só conduzem aos lugares onde já estamos
- e não desejamos ficar.
O caminho do novo é cheio de riscos,
surpresas e cansaço;
mas sempre premia os que o escolhem com a chance de
um dia realmente experimentarem a vida
que imaginaram viver.

Geraldo Eustáquio de Souza