sábado, 20 de fevereiro de 2010

SOPA DE LIXO NO OCEANO PACIFICO !



Que mundo estamos vivendo ? E pra onde será que vamos no futuro ?
Faça sua parte: RECICLE !


As águas às vezes, formam redemoinhos que concentram objetos flutuantes em seu centro. Não sei se vocês já notaram esse fenômeno mas certamente não é difícil imagina-lo: as águas da periferia do redemoinho passam tão rápidas que não carregam as águas do seu centro daí, qualquer objeto flutuante que fique preso no centro do redemoinho não consegue sair mais de lá. Imaginou?

Agora vamos ampliar um pouco esta cena: ao invés de um pequeno redemoinho em um riacho, imaginemos um corpo d´agua um pouco maior: o Oceano Pacífico. O Oceano Pacífico possui correntes que passam às margens dos continentes que o delimitam. Assim como no caso do riacho, estas correntezas deixam uma área central onde a água quase não é movimentada. Assim como no caso do riacho, esta área acumula objetos flutuantes na água. Mas que objetos seriam estes? A chocante resposta, meus caros, é plástico!

Sim, a região chamada de Giro Subtropical do Norte do Pacífico (apelidada de SOPA DO PACIFICO) está tomada por plástico (mais ou menos 34 milhões de km2, veja animnação: http://oceans.greenpeace.org/en/the-expedition/news/trashing-our-oceans/ocean_pollution_animation). Plásticos vindos de cidades que atiram seu lixo nos mares e nos rios, plásticos daquele banhista da praia e muito plástico vindo dos milhares de cargueiros que cruzam os nossos oceanos e representam 5% das emissões de CO2 globais. E pior: plástico de todos os tipo e tamanhos. Porque plástico exposto à radiação UV se quebra e some da nossa vista mas, o que acontece é que ele vira milhões de pedacinhos… de plástico. E o que é pequeno para nós é grande para outros animais marinhos, grande o suficiente para bloquear o seu sistema digestivo. Não são raros os casos de carcaças de aves marinhas contendo uma miríade de plástico em seu tubo digestivo. Outras vezes o pequeno é realmente pequeno, o suficiente para entrar na corrente sangüínea e, aos poucos, envenenar o animal.

Mas e as fotos de tal lixão? Muitas pessoas pensam no Lixão do Giro Subtropical do Norte do Pacífico como se fosse uma ilha de lixo flutuante. Na verdade ela está mais para uma sopa de plástico. Para percebê-la é preciso utilizar redes coletoras. O mais alarmante é que a proporção plâncton (pequenos seres vivos que pululam no mar)/pedaços de plástico é de 1:6!!!!! Tem seis vezes mais plástico do que plâncton! E existe plâncton pra dedéu no mar, mesmo em uma região com poucos nutrientes como o Giro.

Fonte:www.fotolog.com.br

2 comentários:

  1. Falta respeito com a natureza. Falta conscientização para um consumo equilibrado, falta amor pelas outras criaturas deste planeta. Triste, mas tenho fé que vamos aprender a amar o criação de Deus. Beijos

    ResponderExcluir
  2. A natureza esta avisando. Os sinais sçao constantes e não ficam longinquos de nós como tsunamis ou furacões.
    Enxentes constantes em todo o Brasil mostra que tem coisa errada feita pelas mãos do homem. E muita coisa.
    Ponho no bolso até um papelzinho de bala, pra colocar no lixo certo (a cultura do reclicar é fundamental) depois.
    Economizo racionalmente com a água. Olho oq está a minha volta e possa ter uma interferência saudável minha. Faço a minha porte. Como todos teriam de agir. TODOS!

    Gostei do q li por aqui, Mirtes.

    Já coloquei minha bandeira olímpica entre seus amigos. Já me sinto em casa.
    Adoraria ve-la tb em meus cantos virtuais. O tema é esporte olímpico, alguém tb muito vinculado à consciência ecológica e sustentabilidade. Vida saudável interior e exteriormente.

    Nos falamos, querida...
    Bj e luz

    ResponderExcluir

Gostou do Blog? Deixe um Comentário!