sábado, 6 de março de 2010

Aborígene

Os Aborígenes da Austrália foram simplesmente levados à beira da extinção pelos colonizadores Ingleses, e hoje representam somente 1% da população, ou seja, cerca de 200 mil. Quando o Inglês chegou na Austrália, haviam mais de 300 mil Aborígenes, que habitavam o continente há mais de 25 mil anos (provado através de testes de carbono 14 em pinturas em pedras). Provavelmente nessa época, a Austrália era ligada à Nova Guiné e era muito mais verde e menos desértica do que hoje, incluindo vários rios caudalosos que se transformaram em córregos ou desapareceram.

Por volta de 1965 a população de Aborígenes puros chegou à pouco mais de 40 mil, pois foram literalmente massacrados pelos colonizadores e expulsos das terras produtivas, migrando para regiões desérticas ou para o Norte da Austrália. (um Inglês de pele clara e acostumado com clima frio, teria dificuldades em se adaptar ao calor infernal de quase 50 graus). Os Aborígenes são extremamente espiritualistas, e no início da colonização (1770) eram tão primitivos que não conheciam o metal. Os artefatos eram feitos ou de madeira, de pedra, ou de osso de animais. Aliás, o Boomerang, não era primariamente um instrumento de caça, e sim um brinquedo para divertimento nas aldeias esculpido na madeira que também era ultilizado algumas vezes como arma, mas o principal instrumento de caça Aborígene era mesmo a lança.

Curiosidade: É muito dificil encontrar nos dias de hoje, um Australiano que saiba jogar um Boomerang, apesar de serem vendidos em qualquer loja de Souvenir.

Por volta de 1806, o racismo dos colonizadores e soldados, chegou à um ponto que além de violar os locais sagrados, os caçavam que nem Cangurus, pelo puro prazer de um troféu. Os soldados das forças armadas da Coroa, visitavam localidades Aborígenes com o intuito de fazer amizade, oferecendo presentes, artefatos e outras coisas de interesse da aldeia. Na verdade, enquanto a alegre festa acontecia, outros soldados envenenavam com arsênico a comida e toda a agua potável que eles tinham. Vilas inteiras incluindo crianças foram varridas do mapa pelo uso de arsênico. O Rum, primeiramente importado da Inglaterra, era oferecido gratuitamente para aldeias Aborígenes, pois os Ingleses sabiam que eles tinham o hábito de beber sem parar por até uma semana consecutiva, até que o coma alcólico ocorresse. Os Ingleses se aproveitavam também do estado de embreaguês dos Aborígenes, para incitar guerras entre aldeias e deixar que eles mesmo se aniquilassem.

Mais tarde, os Aborígenes foram recrutados para trabalhar em fazendas de gado. O pagamento era ridículo comparado ao de um branco. Primeiro os fazendeiros alegavam que os Aborígenes não tinham intimidade com os cavalos (o que era verdade pois eles eram nômades e andavam sempre a pé), depois havia o problema do estilo de vida Aborígene, totalmente comungado com o meio ambiente e a natureza. Na verdade eles nem mesmo entendiam o porque de trabalhar criando vacas, pois a terra e o mar proporcionavam todo o sustento de que necessitavam. Eram tidos como vagarosos e insolentes, porém eram os únicos que aceitavam 2 libras de pagamento por semana, enquanto os brancos não aceitavam menos de 9. Somado a isso, os Aborígenes suportavam tranquilamente o calor, por ter pele bastante negra, ou cor de chocolate, enquanto o branco virava camarão frito com bolhas e queimaduras de sol.

Curiosidade: Nos dias de hoje, muitas fazendas ainda contratam peão-boiadeiro, porém as grandes fazendas devido as grandes extenções, usam helicópteros ou motorcicletas para tocar o gado.

Nos anos 1900 e alguma coisa, com a Austrália já independente da Inglaterra, mas ainda em plena discriminação racial contra qualquer indivíduo que não fosse de descendência Inglesa, um escândalo ainda maior aconteceu contra os Aborígenes. O Fato é conhecido como "The Lost Generation" ou a geração perdida, onde crianças Aborígenes eram adotadas e sumiam de suas aldeias para nunca mais serem vistas novamente. O Objetivo era de quebrar moralmente e psicologicamente qualquer tentativa Aborígene de interferência na vida e na política dos brancos. Recentemente John Howard, primeiro ministro da Austrália, lamentou publicamente este fato, mas não quis pedir desculpas oficiais. (Iria acarretar em milhões de Dólares em indenizações para as famílias ou seus descendentes).

Felizmente a coisa mudou e várias leis anti-discriminação foram introduzidas pelo governo para toda a Austrália. Discriminação racial passou a ser um crime muito sério, com punições severas, apesar de ainda existirem racistas de boca fechada. Para os Aborígenes de hoje, o governo instituiu um mundo de ajudas, facilidades e previlégios que o Australiano comum não tem. Apesar de muitos Aborígenes estarem bastante integrados na sociedade atual, incluindo forte atuação na política, nas artes, em todas as áreas de trabalho, e direito ao voto, a maioria ainda continua vivendo isoladamente em terras e regiões longe das grandes cidades. Infelizmente, parece que o passado ainda não foi totalmente esquecido por muitos deles que ainda se embreagam dias a fio.

Essa é uma história muito triste de tempos remotos com conseguências no presente e difícil de ser esquecida, mas o importante é que tanto o governo quanto a população incluindo os Aborígenes, estão superando esses fatos, e construindo um fututro com justiça e igualdade para todos os habitantes da Austrália.

Fonte: www.yesaustralia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do Blog? Deixe um Comentário!