sexta-feira, 9 de abril de 2010

Lacrosse

O lacrosse é um jogo de campo, com uma raquete e uma bola, que teve origem em um jogo dos índios norte-americanos. Como a raquete se pareceia com uma cruz, os colonos franceses batizaram o jogo de "La Crosse" ("a cruz", em francês).

Apesar de ter tido um passado de sangue (veja "A história sangrenta", abaixo), o lacrosse amadureceu como um jogo pacífico. Ele é jogado desde o século XV e, dos EUA, se espalhou pela Europa no início do século XIX. Colonizadores e índios jogavam entre si, e novas regras começaram a ser criadas. Hoje, o lacrosse é ainda muito popular em países como Inglaterra, Canadá e EUA.

São dois times, com dez jogadores de cada lado, em um campo de 100 a 110 metros de comprimento. Cada time tem que marcar pontos atirando a bola no gol adversário com a raquete. Hoje, ela tem 90cm de comprimento e uma rede triangular em uma das pontas, com a qual se deve apanhar a bola.

Antes do jogo, os adversários ficam de frente uns para os outros, enfileirados no centro do campo. No passado, isso era necessário porque muitos jogadores iam jogar usando bastões e sapatos fora do padrão autorizado. Assim, uma revista final em todos antes do jogo era essencial!

Uma história sangrenta
Esta história aconteceu logo depois do Tratado de Paris, quando os franceses concordaram em ceder o Canadá, terra que eles achavam que era deles, aos ingleses.

Conta-se que os ingleses roubavam a terra dos índios, matavam seus animais e derrubavam suas florestas. Os índios começaram a sentir ódio por esses novos colonos e aguardaram uma chance de se vingar.

Um dia, na festa de aniversário do rei inglês Jorge III, o grande "Pontiac", chefe dos Ottawa, planejou usar o jogo para vencer os ingleses. Os índios organizaram o jogo bem junto à fortificação dos soldados. Estes, para ver melhor, acabaram abrindo as portas do forte e se aproximaram do campo. Parecia seguro, porque os índios só seguravam raquetes. À beira do campo, suas mulheres estavam sentadas usando pesadas mantas, apesar de ser um dia bem quente. Mas os soldados não estranharam, pois acharam que era assim que elas se vestiam...

De repente, a um sinal, os indígenas largaram suas raquetes e suas mulheres largaram suas mantas, debaixo das quais estavam escondidas as armas. Os guerreiros pegaram os soldados de surpresa e, rapidamente, mataram a todos, dentro e fora do forte. Dizem que apenas três soldados escaparam da chacina.

Fopnte: mingaudigital.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do Blog? Deixe um Comentário!