sábado, 3 de abril de 2010

Síndrome de Gérson



Uma efermidade comum aos brasileiros.

Infelizmente a sociedade brasileira se caracteriza pelo estilo de vida hedonista aonde o que importa é satisfazer prioritariamente suas vontades, independente de que com isso atropele conceitos e pessoas. Em nosso país, é muito comum percebermos nos cidadãos, atitudes onde o que se privilegia é o próprio umbigo. Do pequeno ao grande, do pobre ao rico, o que é importa é levar vantagem, ainda que com isso, alguém tenha que sair prejudicado.

Boa parte dos brasileiros a muito foram acometidos por uma enfermidade letal, a “gersonite aguda”. Para os que se lembram, por volta de 1970 existia uma propaganda vinculada em rede de TV sobre os cigarros Vila Rica, na qual o ex-jogador da seleção brasileira Gérson era o protagonista. A propaganda dizia que esta marca de cigarro era vantajosa por ser melhor e mais barata que as outras. E no final do comercial Gérson zombeteiramente dizia: "Você também gosta de levar vantagem em tudo, certo?” Com o passar dos anos a propaganda captou um elemento de identificação que estava no imaginário popular. O jargão usado na época se transformou então naquilo que hoje denominamos de lei de Gerson, a qual passou a funcionar como mais um elemento na definição da identidade nacional e o símbolo mais explícito da nossa ética ou da falta dela. Ora, por fatores dos mais diversos, a sociedade brasileira vem vivendo há muitos anos debaixo de uma enorme crise moral e relacional. As Câmaras municipais, as Assembléias Legislativas, o Congresso Nacional, além do poder executivo e judiciário, estão cheios de pessoas contaminadas pelo vírus da indecência, o qual tem corrompido significativamente as estruturas da nação.

A “Gersonite Aguda” é uma doença grave a qual tem por principal sintoma a corrupção. Basta olharmos para cada canto deste país que perceberemos que vivemos debaixo de uma gravíssima pandemia relacional. Já em 1832, o naturalista Charles Darwin, em sua visita ao Brasil, declarava que o brasileiro era altamente corrupto.

A corrupção relaciona-se intimamente com a “gersonite aguda” e isto se percebe nitidamente nas atitudes do cidadão comum, senão vejamos: Ao receber o troco errado, em vez de devolver o que não lhe pertence, é comum o cidadão guardar no bolso o dinheiro a mais recebido no caixa do supermercado; em época de eleição, negocia-se o voto em troca de benesses e privilégios pessoais. Ora, não tenho a menor dúvida de que nossa sociedade encontra-se mortalmente adoecida e que práticas como estas, se entranharam em nossos hábitos e costumes, fazendo-nos achar que não existe nenhum mal em subornar ou ser subornado por alguém. Junta-se a isso o fato de que as relações interpessoais são egoístas, manipuladores e utilitárias. Na verdade, parece que vivemos debaixo de uma síndrome, onde o que é importa é prevalecer sobre o outro, independente de que pra isso precisemos atropelar conceitos, princípios e vidas.

Como cristãos somos desafiados a não vivermos segundo as regras deste sistema. De maneira alguma podemos permitir que valores antiéticos e amorais conduzam nossas vidas. Na perspectiva bíblica neotestamentária jamais nos será permitido negociarmos o inegociável, nem tampouco, instrumentalizarmos as pessoas com vistas ao nosso sucesso pessoal. Os pressupostos do reino nos motivam a vivermos uma vida justa, reta e equânime, onde nem sempre ganhamos.

Renato Vargens


Detalhe: o criador da propaganda dos cigarros Vila Rica também é responsável pela campanha, veiculada décadas depois, "O melhor do Brasil é o brasileiro", voltada para o resgate da auto-estima nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do Blog? Deixe um Comentário!