quinta-feira, 24 de junho de 2010

BALZAQUINA, EU? MAS O QUE É ISSO?

“Há quem empregue a palavra balzaquiana de forma pejorativa e até negativa. Mas, na realidade, é com 30 anos que as mulheres chegam ao seu ápice: mais maduras, realistas e vividas, elas esbanjam sensualidade e realização.”

Muitos já ouviram ou usaram o termo "balzaquiana" para designar um certo tipo de mulher.

Mas você sabe o que este termo quer dizer, quem o criou e por quê?

O termo foi criadao pelo escritor francês Honoré de Balzac que viveu na primeira metade do século XIX (1799-1850) autor do memorável e eterna obra "Ä Mulher de Trinta Anos".

Zulma Carraud (sua amiga) escreveu as seguintes linhas: "Você tem uma inteligência do coração das mulheres que nunca foi dada a nenhum outro homem... nunca um homem conseguiu entrar mais fundo na existência delas...".

Balzac definia a beleza feminina da seguinte forma:

‘‘A fisionomia das mulheres só começa a ter significação aos 30 anos. Até essa idade, em seu rosto, os pintores só encontram o rosa e o branco, sorrisos e expressões que repetem o mesmo pensamento, pensamento da juventude e de amor, pensamento uniforme e sem profundeza’’.

"As mulheres de 30 podem ser garotas, aos 40 podem oferecer aos olhares do mundo um corpo em plena forma, a vitalidade sexual explodindo, a carreira florescendo".

Balzac é um dos primeiros a focalizar o drama da incompatibilidade de casais. Prestou um serviço imenso às mulheres, ao duplicar para elas a idade do amor. Antes dele, todas as namoradas de romance tinham vinte anos. Ele prolongou até os trinta, quarenta anos, sua vida ativa, idade que considerava o ápice da vida amorosa da mulher.

Por isso, que para quem já chegou nesta fase, deve se sentir uma privilegiada e aproveitar ao máximo essa plenitude de maturidade, e para quem ainda não chegou lá, calma, viva com alegria cada fase da vida, mas, tenha certeza que ser "MULHER" na concepção exata da palavra, só começa a partir dos 30 anos.

UMA DE SUAS FRASES:

É tão absurdo dizer que um homem não pode amar a mesma mulher toda a vida, quanto dizer que um violinista precisa de diversos violinos para tocar a mesma música
(HONORÉ DE BALZAC)

Fontes: pm-editores.com.br / atitudefm.com.br

3 comentários:

  1. "Zulma Carraud (sua amiga) escreveu as seguintes linhas: "Você tem uma inteligência do coração das mulheres que nunca foi dada a nenhum outro homem... nunca um homem conseguiu entrar mais fundo na existência delas..."." kkk Ela não conheceu Chico Buarque! Gostei deste tb!

    ResponderExcluir
  2. Li Balzac... e costumava dar às amigas que, depois de mim fizeram 30... acho bacana!!! Mesmo que os tempos sejam diferentes, existem referências ótimas!
    Ah, tá rolando um sorteio no meu blog, querida, participa!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com Menezes: nenhum outro homem jamais penetrou tão fundo na alma da mulher do que o velho comunista Chico Buarque. "A saudade é o revés do parto; a saudade é arrumar o quarto do filho que já morreu......."

    ResponderExcluir

Gostou do Blog? Deixe um Comentário!