quinta-feira, 22 de julho de 2010

SOGRAS!!

Uma vilã no imaginário popular....

“Seqüestraram minha sogra/Coitado do seqüestrador”, diz um samba composto por Bezerra da Silva, que exemplifica bem o papel da mãe do noivo ou da noiva no imaginário popular.
Curiosamente, a maioria das piadas e ditados populares sobre sogras são criados e espalhados pelos homens contra as suas sogras. Mas o maior conflito é entre noras e sogras, e não genros.
Os pára-choques de caminhões trazem pérolas que alfinetam as sogras de todas as formas possíveis. Algumas frases são criativas, como “Feliz foi Adão que não teve sogra nem caminhão”, ou “Duas coisas matam de repente: vendo pelas costas e sogra pela frente”. Outras nem são tão apelativas, como aquela que diz que “Sogra por sogra, boa mesmo é a da minha mulher”. Mas há algumas que partem para o ataque direto e mostram um ódio mortal pelas sogras.
Também são inúmeras as anedotas onde a pobre coitada é vítima de toda sorte de maldades. Como aquela em que um rico industrial em viagem recebe um telefonema do seu sócio: “Sua sogra faleceu. Devemos enterrá-la ou cremá-la?”. “As duas coisas. Não podemos facilitar”, responde ele.
Há sogras-vilãs que aprontam horrores em novelas, seriados de TV e desenhos animados. Os mais velhos se lembram de Endora, mãe da bruxa Samantha no antigo seriado A Feiticeira. Ela aprontava todas com o genro, que era um mortal.
Nos desenhos existem as sogras de Fred Flintstone (do desenho Os Flintstones) e de George Jetson (d’Os Jetsons). Apesar do primeiro viver na pré-história e do segundo morar no futuro, o comportamento maléfico da sogra de ambos é semelhante, talvez até pelos dois desenhos serem produzidos pelos mesmos artistas.
As brincadeiras com as pobres sogras já renderam até um livro chamado Como Enlouquecer Sua Sogra, de Andrey do Amaral – de uma série que também inclui títulos ensinando “como enlouquecer” marido, mulher, mãe, filhos, etc. O autêntico manual de guerra às sogras ensina táticas para se livrar da sogra. Uma delas é maldosa: “Diga que você está querendo se tornar sócio de uma clínica de repouso e queria que ela avaliasse as condições do local. Leve-a para lá e, imediatamente, mude de casa e de telefone”.
Com a Internet garantindo liberdade para todo mundo se expressar, genros e noras que se consideram explorados puderam alimentar o ódio em torno da sogra. É o caso do site “Planeta Anti Sogras” – www.antisogras.hpg.com.br –, repleto de piadas (de “alto” e de baixo nível) compiladas por um autor que justifica sua posição da seguinte forma: “Já tive várias sogras e algumas foram um capeta na minha vida”.
E assim a guerra contra as sogras continua de todas as formas, cada vez com mais munição – da mesma forma que a velha briga entre homens e mulheres, pais e filhos e tantas outras que parecem perdidas...

Fonte: jornalcontexto.com.br

6 comentários:

  1. é Mirtes, tem sogra que eh dose
    a minha exx sogra era uma megera, ainda bem que sogra naum eh parente neh
    :)
    Entaum, vc tem cabelos lindos e eu tô dando mais dicas de cabelo lá
    Se puder dá uma olhada...
    Super obrigada pela sua visita e pelo seu carinho viu
    :)
    Achei o texto muito legal
    morri de rir ( e o marido aqui do lado soh olhando)
    e eu falei mas a sua mãe é boazinha...rs
    Boa noite pra vc querida
    Beijos na alma!

    ResponderExcluir
  2. Ahh fi fofo o cachorrinho,,,ou seria cadela? e qual é o nome?
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Bom... todos temos nossas dificuldades de relacionamento... rs..
    Eu tive duas, e olha... foram ótimas, nenhum estremecimento. rs
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  4. Sogra é sogra, assim como a gente é diferente de cada um.

    Já tive "sogras" chatas, mas hoje tenho uma sogra que faz tudo por mim, não tenho do que reclamar, muito pelo contrário, sem ela, não teria quem tenho ;o)

    bjs e bom final de semana

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga voltei pra dizer que
    tem selinho no meu blog

    Bom Domingo pra vc
    Beijos na alma!

    ResponderExcluir
  6. Coitadas, não são todas assim.. Eu nunca tive uma sogra ruim, sei lá, eu tbem nunca fui de adular sogras ou ficar na casa dela ajudando com a louça.. rs.

    Ótima escolha, amiga, adorei a matéria.

    Beijos.. Boa semana.

    ResponderExcluir

Gostou do Blog? Deixe um Comentário!