quarta-feira, 14 de abril de 2010

Lixo: Problema para o Meio Ambiente

O problema da destinação final do lixo é conseqüência de um estilo de vida baseado na aparente necessidade desenfreada de consumo contínuo de produtos. Isso é uma tendência mundial. Só nos últimos 30 anos, toda a quantidade de dejetos se multiplicou por três, principalmente por causa dos restos de embalagens. O aumento e a intensidade da Industrialização são os dois fatores principais de origem e produção desses resíduos, resultantes da atividade diária do ser humano. Portanto, ao mesmo tempo em que o lixo é inesgotável, os problemas de poluição gerados por ele ao meio ambiente são irreversíveis se nada for feito para contê-los.

Além do fato de se estar produzindo mais e mais detritos, sem que eles tenham o devido tratamento, está se explorando indiscriminadamente os recursos naturais não renováveis. O nome disso é desperdício. Portanto, ninguém vai poder falar que "não sabia" quando não houver mais como sustentar os seus hábitos de consumo. Para o ambientalista Vilmar Berna, "existem serviços de limpeza da prefeitura mas as pessoas estão sempre arrumando desculpas para não ajudar. Em uma das atividades de limpeza feita por voluntários ambientais na Baía de Guanabara encontra-se desde sofá, fogão até tampa de refrigerantes. Mas para mim, o desrespeito é o mesmo: tanto de quem joga uma tampinha quanto quem joga um sofá".

O tão discutido Desenvolvimento Sustentável se encaixa exatamente nesse contraponto: as atividades humanas sobre os recursos naturais precisam ser planejadas de modo que se possa usufruir delas sem correr o risco de que se acabe o que, um dia, já foi abundante. Segundo Paul Hawken, autor de Capitalismo Natural: Criando a Próxima Revolução Industrial- obra elogiada por personalidades como Bill Clinton e Fritjof Capra- é preciso que seja redesenhado um novo modelo industrial a partir da ótica do zero desperdício em prol da produtividade responsável, que preze pela preservação ambiental.

As alternativas
A reciclagem é a forma mais racional de eliminação de resíduos pois o material que foi uma vez descartado, volta para o ciclo de produção, o que soluciona a controvérsia da superlotação nos aterros sanitários (onde são enterrados os detritos). Para quem quiser argumentos econômicos, saiba que a reciclagem de uma única latinha de alumínio propicia economia de energia suficiente para manter uma geladeira por quase dez horas. E cada quilo de vidro reutilizado evita a extração de 6,6 quilos de areia, prática com alto impacto ambiental.

O reaproveitamento de um plástico que seja, ajuda a poupar petróleo. Usar o verso dos papéis já escritos significa menos árvores derrubadas. Logo, mais do que uma filosofia de vida, a reutilização pode ser, de fato, um bom negócio à medida em que poupa dinheiro. E você, mesmo sem sair de casa, pode colaborar ativamente com essa causa com atitudes simples, que fazem parte do cotidiano. Para isso, basta incorporar 3 "erres" para o controle do lixo: reduzir, reutilizar e reciclar.

Reduzir implica em evitar o consumo de tudo aquilo que é supérfluo. Isso significa rejeitar produtos com embalagens plásticas e de isopor, preferindo as de papelão que são recicláveis. Reutilizando depósitos de plástico e vidros para outros fins é outra forma de ajudar. E reciclar consiste em fazer coisas novas a partir de coisas usadas, o que reduz drasticamente o volume de lixo, preservando os recursos naturais, poupando energia e melhorando a qualidade de vida das populações. É, basicamente, seguir à máxima de que, na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.

"E isso sabemos: a terra não pertence ao homem; o homem pertence à terra. Todas as coisas estão ligadas como o sangue que une uma família. Há uma ligação em tudo. O que ocorrer com a terra recairá sobre os filhos da terra. O homem não tramou o tecido da vida; ele é simplesmente um de seus fios. Tudo o que fizer ao tecido, fará a si mesmo". Essas sábias palavras do Chefe Seatlle ficam como um ensinamento do povo indígena para os brancos, para que façam, ao menos, o mínimo já que não atingiram o nível de interagir respeitosamente com o patrimônio natural que o Criador nos legou.

Fonte: institutoaqualung.com.br

Um comentário:

  1. É, se cada um, fizesse sua parte... Esse problema teria grande diminuição... e nós seríamos os principais beneficiados.
    Bjs!

    ResponderExcluir

Gostou do Blog? Deixe um Comentário!