quinta-feira, 13 de maio de 2010

Sabedoria da Grécia Antiga

Tenha isso em mente da próxima vez que você estiver prestes a repetir um rumor.

Na Grécia Antiga (de 469 a 399 A.C.), Sócrates era famoso por sua sabedoria.

Um dia o grande filósofo encontrou um conhecido que veio à sua presença todo excitado, dizendo “Sócrates, que saber o que acabei de escutar sobre um dos seus estudantes?”

“Espere um minuto!” interrompeu Sócrates. “Antes de você me contar, eu gostaria de aplicar um pequeno teste. É um teste de três partes.” O amigo estava curioso, e Sócrates continuou: “Antes de você me contar a respeito do estudante, vamos aplicar primeiramente o teste da Verdade. Você tem certeza absoluta de que o que irá me contar é verdade?”

“Não,” respondeu o homem, “eu apenas acabei de escutar o comentário.”

“Muito bem,” disse Sócrates. “Então você não sabe com certeza se a informação é verdadeira ou não. Então vamos tentar a segunda parte do teste, o teste da Bondade. O que você vai me contar a respeito do estudante é algo bom?”

“Não, muito pelo contrário.” respondeu o homem.

“Então,” Sócrates continuou. “Você quer me contar algo que você não tem certeza de que seja verdade, e sabe que não é algo bom?” O homem já estava visivelmente embaraçado. Sócrates continuou, “Talvez você ainda deva me contar o que seja porque há uma terceira parte do teste, o filtro da Utilidade. Aquilo que você irá me contar tem alguma utilidade para mim?”

“Não, acho que não.”

Concluiu Sócrates: “Então, se o que você iria me contar talvez não seja verdade, não é algo bom, e não é útil para mim, porque contar?”

O homem nada mais disse, e foi embora, envergonhado. Esta é uma das razões que Sócrates foi um grande filósofo e tão respeitado até o dia de hoje.

Fonte: www.miltonmiller.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do Blog? Deixe um Comentário!