A arte pré-histórica contém vestígios da existência de povos que cobriam o corpo com desenhos.
Em muitos casos, foram encontrados desenhos de formas humanas com pinturas em seus corpos, assim como estatuetas com esses mesmos desenhos corporais indicando a possibilidade da existência da tatuagem nesses povos.
Existe uma hipótese de que as tatuagens tiveram sua origem com marcas de cicatrizes adquiridas em guerras, lutas corporais e caças. Essas cicatrizes eram motivo de orgulho e reconhecimento ao homem que as possuísse, pois representavam força e vitória.
A partir da idéia de que essas marcas eram sinônimo de vitalidade, o homem passou a marcar-se voluntariamente e com o tempo as cicatrizes sem sentido deram lugar a criação de desenhos com o uso de tintas vegetais e espinhos para introduzi-las à pele.
Na era Cristã, os primeiros cristãos se reconheciam por uma série de sinais tatuados, dentre eles: Cruzes, a letra IHS, o peixe e letras gregas.
Na era moderna, a tatuagem representou marginalidade. Ela voltou a ser questão de relevância na sociedade atual ao ser utilizada por artistas de música, cinema e, inclusive, em pessoas comuns.
Deixando de ser um símbolo de marginalidade, e sim uma forma de expressão individual de arte e estética do corpo, a tatuagem não é mais tosca como as de cadeias, e sim um desenho de traços mais finos e cores variadas, uma bela obra de arte.
Após verificar em uma pesquisa que 41% das mulheres e 27% dos homens alemães possuem tatuagens ou piercings, fez uma mostra de fotos contrastando o "eu" do cotidiano com o "eu" tatuado.
FONTE: Tatuagem is powered by e outros
Bsitos
Mirtes
Olá!
ResponderExcluirAcabo de encontrá-la acompanhando meu blog; seja muito benvinda, querida.
Foi uma surpresa muito boa conhecer seu blog, com um template tão delicado, feminino....
Vou te linkar, tá?
Beijos e fique com Deus.
Olá!!! Esta add tbm a minha lista!! Elaine é super querida!!!
ResponderExcluirbjus