sábado, 23 de maio de 2009

Origem da Tatuagem


A arte pré-histórica contém vestígios da existência de povos que cobriam o corpo com desenhos.

Em muitos casos, foram encontrados desenhos de formas humanas com pinturas em seus corpos, assim como estatuetas com esses mesmos desenhos corporais indicando a possibilidade da existência da tatuagem nesses povos.

Existe uma hipótese de que as tatuagens tiveram sua origem com marcas de cicatrizes adquiridas em guerras, lutas corporais e caças. Essas cicatrizes eram motivo de orgulho e reconhecimento ao homem que as possuísse, pois representavam força e vitória.

A partir da idéia de que essas marcas eram sinônimo de vitalidade, o homem passou a marcar-se voluntariamente e com o tempo as cicatrizes sem sentido deram lugar a criação de desenhos com o uso de tintas vegetais e espinhos para introduzi-las à pele.

Na era Cristã, os primeiros cristãos se reconheciam por uma série de sinais tatuados, dentre eles: Cruzes, a letra IHS, o peixe e letras gregas.

Na era moderna, a tatuagem representou marginalidade. Ela voltou a ser questão de relevância na sociedade atual ao ser utilizada por artistas de música, cinema e, inclusive, em pessoas comuns.

Deixando de ser um símbolo de marginalidade, e sim uma forma de expressão individual de arte e estética do corpo, a tatuagem não é mais tosca como as de cadeias, e sim um desenho de traços mais finos e cores variadas, uma bela obra de arte.

A arte corporal que remete aos tempos antigos, sempre gerou polemica, principalmente entre os mais conservadores. Quem nunca teve uma tia ou tio que dizia: Tá vendo aquele moço ali todo tatuado?! Deve fumar maconha.
Felizmente os tempos e opiniões mudaram (em grande parte dos lugares), e tentando conciliar tatuagens com o dia-a-dia, uma exposição em Hamburgo, na Alemanha resolveu inovar.
Após verificar em uma pesquisa que 41% das mulheres e 27% dos homens alemães possuem tatuagens ou piercings, fez uma mostra de fotos contrastando o "eu" do cotidiano com o "eu" tatuado.

FONTE: Tatuagem is powered by e outros

Bsitos

Mirtes

2 comentários:

  1. Olá!
    Acabo de encontrá-la acompanhando meu blog; seja muito benvinda, querida.
    Foi uma surpresa muito boa conhecer seu blog, com um template tão delicado, feminino....
    Vou te linkar, tá?
    Beijos e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Olá!!! Esta add tbm a minha lista!! Elaine é super querida!!!

    bjus

    ResponderExcluir

Gostou do Blog? Deixe um Comentário!