domingo, 17 de maio de 2009

"Quem não rezou a novena de Dona Canor...


Meu Deus, Caetano e Maria Bethania, que me desculpem, mas,minha homenagem é a essa mulher que tenho um enorme desejo de conhecer, conversar horas e horas sentada em alguma calçada com Dona Canô, ah! minha linda, bela e radiante Dona Canô...

A baiana que é uma lição de calma e sabedoria há 100 anos

Ela é mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia, mas sua fama em Santo Amaro da Purificação e em todo o Estado da Bahia – e já muito bem espalhada por outros cantos do Brasil – não está ligada apenas a esse fato. Dona Canô conquistou o carinho e o respeito do povo brasileiro por sua bondade, seu carinho pela cultura de nosso país e sua influência com os políticos baianos, sempre em prol das comunidade da região na qual reside. Por sua ligação à cultura, tornou-se madrinha das Bibliotecas Comunitárias Ler é Preciso, do Ecofuturo, inauguradas na Bahia.

Se perguntada sobre sua fama, Dona Canô garante que não entende. Apenas fiquei conhecida por causa de meus dois filhos que nunca se esqueceram de onde vieram nem da mãe que têm, diz. Cumpri o meu dever, soube criar meus filhos, todos são os mesmos da época em que eram crianças, fala, ressaltando que Nicinha, Clara Maria, Maria Isabel, Rodrigo, Roberto, Caetano, Maria Bethânia e Irene não deram trabalho. E conclui que talvez, pelo fato de ter criado bem os filhos, tenha sido recompensada por uma vida tão boa.

Chegar ao sobrado branco de janelas azuis em Santo Amaro da Purificação, a 71 quilômetros de Salvador, é muito fácil. Basta perguntar a qualquer um dos 80 mil habitantes onde fica a casa de Dona Canô. Bem ali, pertinho da igreja do Amparo é a resposta, prova da familiaridade do povo com a matriarca dos Velloso, que mora na cidade desde sempre e nesta mesma casa há 60 anos e nem a notoriedade dos filhos, o compositor e cantor Caetano Veloso e a intérprete Maria Bethânia, a fez mudar-se de lá.

Fontes: Várias

Beijos
Mirtes

Um comentário:

  1. oi d canor ,meu nome é maria luiza de jesus oliveira,meu pai já trabalhou em sua casa o nome dele é aquilino alcantara de oliveyra minha mae se chamava Ramira maria de oliveira,e o meu padrinho é ailton lacerda e minha madrinha é sua irma mariana quero saber como ela está,se puder entre em contato co eu número 88817347,bjssssssmaria luiza fique com Deus

    ResponderExcluir

Gostou do Blog? Deixe um Comentário!