sábado, 23 de maio de 2009

Tragédias e Comédias


As peças de teatro na Grécia antiga contavam histórias dos mitos gregos, onde os deuses eram muito importantes. Elas passaram a ser representadas em espaços especiais, que são parecidos com os teatros de hoje. Eram construções em forma de meia-lua, cavadas no chão, com bancos parecidos com arquibancadas, chamados teatros de arena.

Um dos mais famosos está em pé até hoje, em Atenas, na Grécia, e se chama Epidaurus. Uma coisa curiosa nas encenações é que só os homens podiam atuar, já que as mulheres não eram consideradas cidadãs. Por isso, as peças gregas eram encenadas com grandes máscaras!

Existiam dois tipos de peças: as tragédias e as comédias. As tragédias eram histórias dramáticas, e mostravam homens que, por não aceitarem a vontade Divina, acabavam em maus bocados. Os autores de tragédia grega mais famosos foram Ésquilo, Sófocles e Eurípides.

As comédias eram histórias engraçadas chamadas sátiras, que são gozações da vida. Um grande autor de comédia grega foi Aristófanes.

Todos esses autores influenciaram muito o teatro que veio depois, e suas peças são encenadas até hoje.

O teatro foi se desenvolvendo e ganhando muitas caras e formas, como o teatro mambembe...

FONTE: Canal Kids

Bjs

Mirtes

2 comentários:

  1. Tinha um professor de literatura que dizia que ler peças de sofocles, lhe dava inspiração... kkkkkkkkkk

    Curti a postagem mirtes!!
    SEU BLOOOG TÁ LINDOOOO, isa arrasou! E AS POSTAGENS OTIMAAAS *-*, pena que não to tendo muito tempo pra acompanhar blogs =\\\ mas eu supero =x

    um beijããõ

    ResponderExcluir
  2. Uma verdadeira aula de História do Teatro.Interessante como um povo tão sensível com o povo grego, com um teatro tão importante, não tivesse consideração com as mulheres, que não eram consideradas cidadãs. Hoje elas são tudo para nós homens.
    Beijo e obrigado pela generosidade.

    ResponderExcluir

Gostou do Blog? Deixe um Comentário!