sexta-feira, 10 de julho de 2009

Daspu ou Daslu?





Daspu. A moda sem vergonha

"Era 16 de dezembro de 2005, rua de batalha Imperatriz Leopoldina, Praça Tiradentes, centro histórico e boêmio do Rio. Com apoio de artistas e um empresário da noite, assistidas por outros profissionais e apreciadas por gente de toda parte, profissão e origem, seis prostitutas da ONG Davida e uma convidada autônoma lançavam a grife Daspu. Concebida em julho e descoberta em novembro, a iniciativa pretendia, pela moda, sacanear o estereótipo da puta, dar visibilidade aos desafios e conquistas do movimento organizado da categoria, destruir o preconceito e a caretice e, claro, vender roupas para gerar recursos. Um negócio social. Desde então, dezenas de desfiles em ruas, boates, espaços culturais, de moda e de arte, em colégios, congressos e até em vagões de trem, presenciados por milhares de pessoas e retratados em centenas de reportagens mundo afora, consolidaram o desejo e a esperança das fundadoras, que também venderam milhares de produtos."


A megaloja da Daslu foi inaugurada em 2005, em um prédio de arquitetura neoclássica, com 20 mil metros quadrados, quatro andares e ´estacionamento de maridos e amantes´, com carro, lancha e charutaria, na zona nobre de São Paulo. A fita de inauguração foi cortada pelo então governador Geraldo Alckmin, cuja filha mais velha, Sophia, 28 anos, cuidava dos interesses da loja na condição de gerente.

A produção de confecções da Daspu surgiu como uma alternativa de manutenção da ONG Davida, então presidida por Gabriela Leite, e foi lançada em desfile na Praça Tiradentes, área de prostituição do Rio de Janeiro. O nome Daspu foi uma reação espirituosa à pompa da Daslu que, incomodada, tentou na justiça evitar que a grife das meretrizes se desenvolvesse, mas, com isso, acabou dando visibilidade à marca comercialmente indiferente e socialmente rival.

Frases nas camisetas da Daspu:

"Antes de me odiar, me supere"
"As mulheres perdidas são as mais encontradas"
"Me aprecie com moderação"

Fontes: fashionbubbles e Outras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do Blog? Deixe um Comentário!