terça-feira, 28 de julho de 2009

Ortorexia: O que é???


Quando a dieta vira doença...

Evitar alimentos gordurosos, não comer muito açucar, conhecer a procedência do que se ingere, ficar atento aos prazos de validade, e muitas outras dicas são muito frequentes nas falas dos especialistas. E levar todas elas à risca sem abrir excepções é um hábito saudável, certo? Errado.

Por incrível que pareça preocupar-se excessivamente com estas questões pode tornar-se uma doença. A ortorexia é um problema psicológico que se desenvolve com a preocupação descontrolada em manter uma dieta 100% saudável. A obsessão em consumir apenas alimentos orgânicos e o vício pelo produto natural podem desenvolver um trastorno alimentar, assim como a anorexia e a bulimia.

Esta doença caracteriza-se por uma preocupação exagerada com a alimentação. Os ortoréxicos acreditam que apenas os alimentos naturais - muitos vegetais e cereais, e ausência de carnes e enlatados - fazem bem ao organismo.

Embora estejam comprovados os benefícios deste tipo de alimentos,os ortoréxicos acabam por se prejudicar a si mesmos, por levarem a rigidez alimentar ao extremo.

Quando deixam de cumprir com com seus objectivos, são tomados por um sentimento de culpa e em seguida tornam-se ainda mais radicais, o que aponta o carácter doentio de seu comportamento.

Essa preocupação leva o indivíduo a perder horas no supermercado perseguindo informações nutricionais e a abolir tudo que contenha estabilizantes, corantes ou quaisquer outros elementos químicos. Também influencia seu convívio social, na medida em que “ortoréxicos” evitam comer fora de casa, para não perder o controle daquilo que vão ingerir. É uma opção extrema pela alimentação “natureba” e restringe o cardápio quase que unicamente a vegetais e cereais, deixando de lado carnes, enlatados e outros produtos industrializados.

Em suma, a alimentação à base de comidas saudáveis e naturais pode ser útil à saúde, mas quando esta forma de alimentação se torna uma obsessão, ela pode gerar prejuízos físicos e psicológicos.

Fonte: Olhar Vital UFRJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do Blog? Deixe um Comentário!