quarta-feira, 22 de julho de 2009

Disco voador



A expressão popular disco voador é traduzida do inglês flying saucer ('pires voador'), criada na década de 40 para definir um objeto voador com características físicas semelhante aos pratos voadores lançados ao ar por ocasião dos festejos do reveillon.

Os formatos relatados para tais objetos se diversificaram desde então, mas a expressão disco voador permanece ainda para denominar genericamente um objeto voador que se pressupõe não terrestre.

A existência de discos voadores não é reconhecida oficialmente pela grande maioria dos governos oficiais de todo o mundo, porém algumas testemunhas afirmam ter visto discos voadores.

A quantidade de registos visuais é de certa monta. Supõe-se que esses objetos voadores possam ter origem extraterrestre, principalmente pelo fato de que a extraordinária e impressionante capacidade de manobrabilidade deles é absolutamente incomparável aos equipamentos atualmente produzidos pelo ser humano, sejam eles de caráter militar ou para uso civil.

É muito comum também que se confunda disco voador com OVNI, que é uma sigla para Objeto Voador Não Identificado. Por exemplo: Os satélite artificiais de baixa orbita circular da constelação Iridium e os satélites artificiais de órbita circular mais elevada da constelação GPS circulam o Globo Terrestre a altas velocidades, refletindo a luz solar pelos seus painéis utilizados na geração própria de energia elétrica, mas aqui em baixo o seu curioso aspecto é de um pequeno ponto luminoso que pode ser avistado por qualquer pessoa entre o anoitecer até aproximadamente 20:00 Horas ou 21:00 Horas.

Apesar de serem "relatados" desde tempos remotos da Humanidade, os OVNIs tornaram-se mais conhecidos de 50 anos para cá. Segundo estatísticas dos ufólogos, que são as pessoas que pesquisam o suposto fenômeno.

A expressão "disco voador" é somente usada nos países de lingua portuguesa. Conforme observou o coronel da Reserva da Aeronáutica, Uyrangê Hollanda Lima, em várias línguas as expressões usadas para se referir a supostas naves vindas de outros planetas são "pires voadores" ou "pratos voadores".

Outros exemplos de objetos frequentemente confundidos com discos voadores: Sinalizadores de emergência, balões meteorológicos e de festas-juninas, meteoritos entrando na atmosfera terrestre, nuvens discoidais etc.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do Blog? Deixe um Comentário!