quinta-feira, 23 de julho de 2009

Revolução dos Cravos





OS FUZIS E OS CRAVOS

Esta flor tem uma simbologia muito interessante na História: a Revolução dos Cravos, que ocorreu há exatos 34 anos, derrubando em poucas horas e sem violência o regime político que vigorava em Portugal desde 1926.

No dia 25 de abril de 1974, Portugal começou a viver nova fase de sua história. Os militares ocuparam as ruas das principais cidades lusas e acabaram com a ditadura Salazarista. O regime arrasou o país por várias décadas.

Majores, capitães e tenentes foram recebidos pelo povo de forma calorosa. Os fuzis dos soldados foram enfeitados com cravos. Era a Revolução das Flores!!!

Sem derramamento de sangue, iniciou-se um regime democrático. A pátria de Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral e Fernando Pessoa tinha novos heróis. Os militares António de Spíndola, Otelo Saraiva de Carvalho, Ramalho Eanes e Melo Antunes. O Dr. Mário Soares representava a resistência civil.

Que exemplo para o mundo! Na nossa América do Sul, os militares foram às ruas derrubar governos legítimos e implantar ditaduras. Parece que por aqui esse tempo passou. É o que esperamos!!!

"Ao amanhecer as pessoas começaram a juntar-se nas ruas, em solidariedade aos soldados em revolta. Existem várias versões sobre quem terá sido, mas uma delas diz que uma florista contratada para decorar a abertura de um hotel distribuiu cravos vermelhos para os soldados e eles depressa os colocaram nos canos das espingardas".

Fonte: Assincronia Produtiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do Blog? Deixe um Comentário!