domingo, 5 de julho de 2009

O Caso do Colar de Maria Antonieta





O colar atualmente pertence á condessa de Sutherland. É uma história verdadeira, apesar de ser chamada, indevidamente, de " o caso do colar de Maria Antonieta"

Na verdade a infeliz rainha foi guilhotinada sem saber da existência da jóia.

A condessa de La Motte, uma aventureira descentende bastarda de Henrique II, foi quem armou toda a trama, fazendo crer que Maria Antonieta encomendara o colar, na realidade mandando confeccionar para ela própria , por uma enorme quantia em dinheiro.

O colar era formado de 21 enormes diamantes, com pingentes marchetados com mais de cem outras pedras menores.

A condessa conseguiu persuadir o príncipe Luiz e o cardeal da França que a rainha desejava adquiri-lo " a revelia", e que ela , a condessa, concordara em apoia-la nesta empreitada.

Quando um mensageiro foi buscar a jóia, apresentando uma assinatura falsificada da rainha, o cardeal (descoberto depois) ,era cúmplice", entregou-lhe o colar que já estava em seu poder.

A falcatrua logo veio a tona. O joalheiro reclamou do dinheiro com Maria Antonieta, mas a rainha asseverou não ter conhecimento da jóia.

A condessa de La Motte foi sentenciada a ser marcada a ferro em brasa com um "V" em cada braço. {V de voleuse, ou seja, ladra}

Apropriando-se dos 21 diamantes mais valiosos, ela conseguiu fugir para Londres, onde vendeu as pedras preciosas, vindo a falecer em !791.

O cardeal culpado de cumplicidade, foi destituído do cargo e banido da França.

O incidente serviu para desmoralizar ainda mais a monarquia francesa, tendo sido a gota d´agua a história deste colar, para que se desencadeasse toda a violência ocorrida durante a revolução.

Fonte: images.google.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do Blog? Deixe um Comentário!