sexta-feira, 31 de julho de 2009

Transtorno Bipolar (Conhecendo o inimigo)



No passado, o transtorno bipolar era conhecido pelo nome de psicose maníaco-depressiva, uma doença psiquiátrica caracterizada por alternância de fases de depressão e de hiperexcitabilidade. Nesta fase, a pessoa apresenta modificações na forma de pensar, agir e sentir e vive num ritmo acelerado, assumindo comportamentos extravagantes como sair comprando compulsivamente tudo o que vê pela frente.
Sabe-se que os transtornos bipolares estão associados a algumas alterações funcionais do cérebro que possui áreas fundamentais para o processamento de emoções, motivação e recompensas. É o caso do lobo pré-frontal e da amígdala, uma estrutura central que possibilita o reconhecimento das expressões fisionômicas e das tonalidades da voz. Junto dela, está o hipocampo que é de vital importância para a memória. A proximidade dessas duas áreas explica por que não se perdem as lembranças de grande conteúdo emocional. Por isso, jamais nos esquecemos de acontecimentos que marcaram nossas vidas, como o dia do casamento, do nascimento dos filhos ou do lugar onde estávamos quando o Brasil ganhou o campeonato mundial de futebol.
Outro componente envolvido com os transtornos bipolares é a produção de serotonina no tronco-cerebral (o cérebro arcaico), uma substância imprescindível para o funcionamento harmonioso do cérebro.

Tratamentos

O transtorno bipolar é hoje perfeitamente tratável. Com o uso de medicamentos adequados e de apoio psicológico é perfeitamente possível levar uma vida saudável com o controle dos episódios de mania e depressão. O tratamento exige um acompanhamento profissional, muitas vezes multi-profissional, além do uso controlado de medicamentos adequados.


O apoio e a compreensão por parte da família e dos amigos também é de grande valia. Porém, o mais importante é a pessoa que apresenta esta doença saber que é possível ter uma vida saudável e que ela não é aquilo que está vivendo, mas sim uma pessoa como tantas outras, apensas necessitando de um cuidado especial.

Fonte: Dr. Valentim Gentil Filho (Psiquiatria) e Mirela Mafro (Psicologa)

Um comentário:

  1. Conheço um Bipolar a 06 anos! Tivemos um caso durante 05 anos! Ele sempre foi meio excentrico! Já tivemos rompimentos horríveis, mas ele sempre voltava na boa! Ano passado conheceu uma mulher e em dois meses se casou com ela assumoindo seus filhos! Chama essas crianças de "meus filhos"! Manteve o caso comigo, dessistiu, depois teve 04 recaídas comigo, mas sempre dessiste dizendo que quer ser fiel, que é feliz! Dizem que esse casamento na vida ele é uma forma de se estabilizar! Tenho pena dele, pois sua libido é alta demais! Está se reprimindo! Nas vezes que tem recaída comigo, me pede fotos sexys, tem conversas eróticas, etc....Mas, simplesmente depois some e diz que quer ser fiel a esposa!! Se torna agressivo comigo, me ameaça, manda eu sumir de sua vida! Mas, com a mulher é um santo! A trata como rainha! Foi muito promíscuo no passado! Será que essa mulher é mesmo a sua salvadora? Será que com ela nunca vai surtar como surtou comigo várias vezes? Se eu for contar tudo que houve entre a gente, passo o dia aqui! Mas, vi muita coisa nele super estranha! Até mandou eu me matar numa das recaídas, dizendo que eu atrapalhava seu relacionamento! Um mes depois, estava ele lá me assediando de novo! Uma verdadeira loucura!

    ResponderExcluir

Gostou do Blog? Deixe um Comentário!